Argumento
18.05.2006

UFRJ discute PDI
por Geralda Alves

Este mês começou a ser discutido com as diversas unidades da UFRJ o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que tem uma proposta para ser desenvolvida em cinco anos, através de metas e objetivos a serem construídos coletivamente.

— A proposta é da maior importância porque muda a Universidade no seu conjunto, faz um diagnóstico de seus problemas e traça linhas de desenvolvimento estratégico nas principais áreas de atuação. É preciso uma estrutura mais flexível e integrada. O PDI na UFRJ está sendo lançado com atraso, pois outras universidades já produziram o seu, ou já estão em processo de debate. Precisamos rever a estrutura da Universidade. O saber é fragmentado. Precisamos trabalhar ampliando as fronteiras da ciência. De forma interdisciplinar e multiprofissional — opina o professor João Ferreira, da Faculdade de Medicina e candidato ao cargo de decano do Centro de Ciência da Saúda (CCS).

Para ele a universidade deve ser matricial e tridimensional, estendendo-se à cidade e a incorporando nos seus objetivos. “É necessário rever a forma de ingresso dos alunos e superar a perversão do vestibular. O financiamento da universidade não deve limitar-se ao Estado. Deve buscar outras fontes, como fundos especiais. É fundamental sair do lugar de locutores para o de interlocutores, com a cultura, com os movimentos sociais. Tem que haver uma cura para o nosso autismo. Sem perda do mérito e da excelência, pois cresce a valorização de serviços proporcionados pelo capital simbólico”.

O Estado — segundo João Ferreira — não pode abandonar a universidade e depois cobrar produtividade. “Hoje vivemos a sociedade do conhecimento. Por isso é necessário um regime universitário que promova o intercâmbio e parcerias no qual inovações sejam valorizadas para resolver problemas sociais com suporte teórico. O porquê se desenvolve na UFRJ, e na universidade em geral, é para permanecer como protagonista e força motriz da sociedade’, conclui o professor João Ferreira.

Notícias anteriores:

• 11/05/2006 - Matando o monstro da anestesia
• 04/05/2006 - Abrindo os olhos para o problema
• 27/04/2006 - Sozinhos e doentes