“O que
tem ocorrido nos últimos anos é uma produção
de documentos e estatísticas muito maiores do que tem sido
possível de ser analisado. São Pareceres de Comissões,
reuniões de especialistas, entrevistas com alunos etc.
porém, não foi possível neste tempo a adequação
de redes e canais, cooperação entre o governo e
as universidades, capazes de elevar a capacidade de gerenciamento
e autonomia, possibilitando efetivamente dar conta de tudo a que
esta reforma se propõe fazer.
Apesar do governo Lula ter tentado incorporar experiências
anteriores, não foi possível evitar o estado de
desorganização a que se encontra, incluindo perda
de diretrizes e mudanças de tendências. O principal
problema é a continuidade das diretrizes do processo.
Falta a nós mecanismos que assegurem prosseguir e proteger
as metas racionais. É necessário reafirmar que
a educação superior neste País deve ser
política de Estado, longe das volatilidades, administrações
partidárias, e deve também ser abrigada em metas
realistas de longo prazo. Temos que pensar a educação
superior no Brasil como um sistema nacional, no qual a universidade
pública seja a referência, buscando fazer com que
cada vez mais nossas Instituições atinjam padrões
de qualidade.
Além
disto, é necessário plano único de carreira,
para docentes e servidores técnicos administrativos,
digno e com reais condições de instituições
universitárias, para que se possa, no mínimo,
repor as perdas salariais dos funcionários, que acabaram
comprometendo a qualidade da universidade pública brasileira”.
|
|
“É
importante aprimorar. A universidade precisa mudar para avançar,
mas é preciso liberdade e autonomia. Os professores, pesquisadores
e alunos precisam poder estudar e pesquisar o que quiserem isso
é importante. Se for somente para aprimorar, está
tudo certo. Essa proposta de Reforma, no geral, mantém
nossa liberdade. As pessoas estão também sempre
vigiando para que não altere nada nesse sentido, cada vírgula
é observada. A nossa preocupação, não
só em relação à Reforma, mas em qualquer
ação modificadora é a questão da autonomia
para criar e buscar conhecimento”.
|