Microscópio
23.03.2006
VI Jornada de Iniciação Científica Júnior
Por Geralda Alves


A VI Jornada de Iniciação Científica Júnior do Colégio de Aplicação CAp/UFRJ realizada pelo Núcleo de Iniciação Científica Júnior e conta com o apoio financeiro da Pró-reitoria de Ensino para Graduados e Pesquisa - PR-2, ocorre nos dias 29 e 30 de março. Serão apresentados 30 painéis desenvolvidos por cerca de 40 alunos do ensino médio do CAp, Fiocruz, CBPF e PUC. “O objetivo dessa jornada, que acontece desde 1990, é divulgar a pesquisa científica aos novos alunos que querem participar do processo em 2006”, diz Vicente de Paulo Batista, coordenador do Núcleo.

- Destacamos que um dos trabalhos dessa Jornada foi escolhido para representar o Brasil na XIII International Conference of Young Scientists e estará sendo reapresentado pelo aluno João Felipe Pontes Faria, nos dias 18 a 23 de abril na cidade de Stuttgart, Alemanha. Sob o título Reconstrução de energia de hádron usando redes neurais em experimentos de colisão de partículas, a pesquisa é orientada pelos professor José Manuel Seixas e Co-orientada pelo pós-graduando Paulo Vitor Magacho da Silva, do Departamento de Eletrônica/CT – ressalta Vicente Batista.

O Programa de Iniciação Cientifica Junior prevê que o estudante reserve apenas uma tarde por semana para participar das pesquisas, num período de um ano, podendo ser prolongado ou limitado, dependendo de acordos entre o aluno, o coordenador do Núcleo e o orientador. “O estudante recebe acompanhamento permanente da Coordenação do Núcleo, no Colégio e será solicitada do orientador uma avaliação final das atividades desenvolvidas. Espera-se, ainda, que o aluno apresente o trabalho final numa Jornada de Iniciação Científica”, esclarece o coordenador do Núcleo.

Outra expectativa do programa é despertar no aluno do ensino médio o interesse pela atividade de pesquisa, contribuir na definição de sua área de interesse profissional, além de antecipar o contato do estudante com o ambiente de pesquisa, possibilitando-lhe uma aprendizagem de metodologia, de trabalho em equipe, de apresentação e divulgação de resultados. O programa tem ainda a finalidade de ampliar a articulação entre ensino médio e superior.

Vagas para orientação

Os pesquisadores que desejarem oferecer vagas para orientação de alunos do Ensino Médio do CAp/UFRJ em 2006, devem entrar em contato, enviando as seguintes informações: (Obs.: Os orientador que ofereceram vagas em anos anteriores e manterão o mesmo projeto devem somente informar o número de vagas que desejam disponibilizar). Nome completo; Grupo de Pesquisa, Laboratório, Departamento, Instituto, Centro; endereço eletrônico e telefone; Título e número de registro do projeto do orientador e que deseja oferecer; Resumo simplificado do projeto oferecido ao aluno, apresentando as fases e/ou atividades a serem desenvolvidas por ele.

Apontar, se necessário, pré-requisitos para o aluno tais como: conhecimento de informática, domínio de língua estrangeira, disposição para a manipulação de animais de laboratório e materiais potencialmente causadores de reações alérgicas, entre outros. Pode ser indicada também, a preferência, caso exista, por aluno de uma das duas séries a qual se direciona o Programa (1ª e 2ª séries do ensino médio).

Mais informações: www.cap.ufrj.br

 

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