Microscópio |
23.03.2006
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VI Jornada de Iniciação Científica Júnior Por Geralda Alves - Destacamos que um dos trabalhos dessa Jornada foi escolhido para representar o Brasil na XIII International Conference of Young Scientists e estará sendo reapresentado pelo aluno João Felipe Pontes Faria, nos dias 18 a 23 de abril na cidade de Stuttgart, Alemanha. Sob o título Reconstrução de energia de hádron usando redes neurais em experimentos de colisão de partículas, a pesquisa é orientada pelos professor José Manuel Seixas e Co-orientada pelo pós-graduando Paulo Vitor Magacho da Silva, do Departamento de Eletrônica/CT – ressalta Vicente Batista. O Programa de Iniciação Cientifica Junior prevê que o estudante reserve apenas uma tarde por semana para participar das pesquisas, num período de um ano, podendo ser prolongado ou limitado, dependendo de acordos entre o aluno, o coordenador do Núcleo e o orientador. “O estudante recebe acompanhamento permanente da Coordenação do Núcleo, no Colégio e será solicitada do orientador uma avaliação final das atividades desenvolvidas. Espera-se, ainda, que o aluno apresente o trabalho final numa Jornada de Iniciação Científica”, esclarece o coordenador do Núcleo. Outra expectativa do programa é despertar no aluno do ensino médio o interesse pela atividade de pesquisa, contribuir na definição de sua área de interesse profissional, além de antecipar o contato do estudante com o ambiente de pesquisa, possibilitando-lhe uma aprendizagem de metodologia, de trabalho em equipe, de apresentação e divulgação de resultados. O programa tem ainda a finalidade de ampliar a articulação entre ensino médio e superior. Vagas para orientação Os pesquisadores que desejarem oferecer vagas para orientação de alunos do Ensino Médio do CAp/UFRJ em 2006, devem entrar em contato, enviando as seguintes informações: (Obs.: Os orientador que ofereceram vagas em anos anteriores e manterão o mesmo projeto devem somente informar o número de vagas que desejam disponibilizar). Nome completo; Grupo de Pesquisa, Laboratório, Departamento, Instituto, Centro; endereço eletrônico e telefone; Título e número de registro do projeto do orientador e que deseja oferecer; Resumo simplificado do projeto oferecido ao aluno, apresentando as fases e/ou atividades a serem desenvolvidas por ele. Apontar, se necessário,
pré-requisitos para o aluno tais como: conhecimento de informática,
domínio de língua estrangeira, disposição
para a manipulação de animais de laboratório e
materiais potencialmente causadores de reações alérgicas,
entre outros. Pode ser indicada também, a preferência,
caso exista, por aluno de uma das duas séries a qual se direciona
o Programa (1ª e 2ª séries do ensino médio).
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