Microscópio
08.12.2005
Professor da UFRJ ganha prêmio internacional
Por Beatriz Padrão


Professor Titular do Instituto de Bioquímica Médica, Jerson Lima Silva, irá receber o Prêmio de Biologia da TWAS_The Academy of Sciences for the Developing World_ pelos estudos bioquímicos e de Biologia Estrutural.

A premiação foi direcionada às pesquisas que levaram a avanços no entendimento do enovelamento de proteínas e da formação de complexos multimoleculares, como o vírus. Este trabalho também resultou em esclarecimentos no processo de formação de agregados protéicos e proteínas com a conformação alterada.
Estes dois últimos casos são responsáveis pela fisiopatologia de inúmeras doenças humanas, tais como o câncer, a Doença de Parkinson e doenças causadas por Prions (ex.: Doença da Vaca Louca).

Os ganhadores do ano de 2005 foram anunciados no 16º encontro da TWAS, ocorrido no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, na Biblioteca Alexandrina, no Egito. No evento estavam presentes 250 cientistas, que discutiram a situação da ciência nos países em desenvolvimento.
Os ganhadores da última reunião receberão medalhas e prêmios em dinheiro, no valor de 10 mil dólares no próximo encontro da TWAS, no ano que vem em Angra dos Reis - RJ.

Jerson Lima, participou do Fórum Brasil-Alemanha em novembro , e afirmou que o evento foi uma inciativa muito positiva que demonstrou o grande interesse dos dois países na cooperação cinetífico-tecnológico. Entre as áreas com maior interação entre os dois países, cabe destacar a área de nanociências e nanotecnologia, além da área Biomédica.
Atualmente, o professor está envolvido com pesquisas relacionadas a doenças degenerativas e com o vírus da Influenza.

Notícias anteriores:

• 01/12/2005 - II Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ
• 24/11/2005 - Uma visão filosófica da Pedagogia e da Educação Física
• 17/11/2005 - Tradição e excelência no ensino médico