Saúde em Foco
08.12.2005

Catuaba e marapuama, armas contra a celulite
Aprovado extrato com os dois produtos

Conhecidas por supostos efeitos afrodisíacos, a catuaba e a marapuama também podem ser usadas no tratamento estético na melhora da celulite.

Pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o extrato que associa as duas plantas tem propriedades que colaboram com a drenagem linfática e a microcirculação cutânea, fatores que influenciam no aparecimento das deformidades estéticas.

"Médicos que acompanharam os estudos e voluntárias submetidas ao tratamento observaram melhora na aparência geral da pele", conta a farmacêutica industrial Idalina Salgado Santos.

De acordo com Idalina, que estudou as duas plantas nativas brasileiras em seu mestrado, a pesquisa envolveu 40 mulheres com Hidro Lipodistrofia Ginóide (o nome científico da celulite) de grau 2 e 3, em uma escala que varia de 1 a 4, e apontou dois efeitos.

O primeiro deles foi um aumento na temperatura cutânea de aproximadamente 0,6 ºC (graus centígrados) em média, o que revela principalmente que a microcirculação melhorou nos locais onde esta variação foi constatada. "Os locais afetados tendem a ser regiões mais frias", explica ela.

A pesquisadora informa que a temperatura normal nas regiões da coxa e abdômen gira em torno de 31 ºC e 32 ºC, enquanto os valores registrados nas voluntárias antes e depois do tratamento, respectivamente, foram de 28,5 ºC em média, e até 29,5 ºC.

Nestas mesmas regiões, foi observada ligeira diminuição nas medidas antropométricas, outro aspecto cujas alterações se mostram relevantes.

Fonte: Jornal do Commércio - RJ / Tecnologia & Saúde
Data: 05/12/2005

Notícias anteriores:

• 01/12/2005 - Pioneiro em clonagem humana erra e renuncia
• 24/11/2005 - MP não quer pesquisa com embrião
• 17/11/2005 - Remédio para pressão aumenta risco de diabetes