08.12.2005

Parabéns para a Companhia Folclórica do Rio/UFRJ
Por Taísa Gamboa

Pesquisar, dançar, cantar e representar o folclore tem feito parte da vida de 40 pessoas, professores, funcionários, alunos e ex-alunos de várias escolas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, há 34 anos.
E não foi diferente durante a comemoração do aniversário da Companhia Folclórica do Rio/UFRJ, fundada em 1971, pela professora SONIA CHEMALE da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD).

A equipe da Companhia se apresentou durante duas temporadas no Teatro Cacilda Becker e no projeto Cirandas nas Escolas, da Prefeitura do Rio de Janeiro. No dia nove de dezembro, haverá uma festa com apresentação de forró e jongo, no Trailer do CCS, a partir das 18:30h.

A Cia, que a partir de 1987 passou a ser coordenada pela professora Eleonora Gabriel, tem como objetivo conciliar o trabalho acadêmico com montagens artísticas de danças e folguedos folclóricos brasileiros, dando à comunidade da UFRJ a rara oportunidade de participação em atividades de pesquisa, ensino e extensão. A idéia é provocar um despertar para a defesa e preservação do patrimônio artístico-cultural nacional, expressão de nossa identidade e cidadania, em toda a comunidade acadêmica.

Os trabalhos desenvolvidos são apresentados em universidades, escolas públicas e privadas, bem como em importantes eventos de Arte, Cultura, Folclore e Educação, de âmbito nacional e internacional. As várias viagens realizadas para a divulgação dos espetáculos proporcionam à Companhia a ampliação do campo de pesquisas gerando um novo projeto chamado Brasileirices. O foco do trabalho é trazer à tona manifestações folclóricas de diversos estados brasileiros e a realização do CD Brasileirices, gravado pelo projeto TONS & SONS da PR-5.

Além dos espetáculos a Companhia oferece cursos, oficinas, workshops sobre danças e folguedos folclóricos, e também ministra palestras sobre vários temas da cultura popular brasileira. Desta forma, o projeto Companhia Folclórica do Rio/UFRJ ocupa um espaço muito importante na valorização da cultura popular brasileira, nos mundos da Arte e da Educação.

É importante ressaltar que o projeto vem inserindo alunos de várias unidades da UFRJ nesta discussão, procurando formar gerações de cidadãos conscientes da importância de sua cultura, agentes ativos para a transformação da nossa sociedade. Cerca de 150 alunos de toda a Universidade passaram por este projeto atuando não apenas em dança e música, como também nas artes visuais e produção cultural.

Atualmente, através da concessão de bolsas de iniciação artística e cultural, suspensas desde 1997, o projeto segue seu objetivo de inserir o folclore como linha de pesquisa na formação de universitários de diversas áreas, trazendo aos espaços de Arte e Educação a produção cultural brasileira, nosso maior patrimônio.

Decano do CCS ganha medalha do Corpo de Bombeiros

O Secretário de Estado do Rio de Janeiro concedeu uma medalha ao professor João Ferreira, decano do CCS, em agradecimento aos serviços prestados à corporação. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 24 de novembro, na Escola de Oficiais do Corpo de Bombeiros.

Instituída pelo Decreto nº 9632 de 12 de fevereiro de 1987, a medalha "mérito" e condecorada é conferida pelo Coronel Geral do CBMERJ a dois civis e militares brasileiros e estrangeiros que tenham distinguido a corporação com ações que venham gerar benefícios consideráveis ao seu patrimônio, a sua tropa ou a comunidade por ato próprio ou quando no desempenho de sua função.
Desde 2002, a UFRJ vem negociando a instalação de uma unidade do CBMERJ na Ilha do Fundão.

Na verdade, não se trata de uma simples unidade, mas de um complexo composto pelo Destacamento de Bombeiro Militar (DBM), Centro de Instrução de Brigadas de Incêndios Especiais (CIBIE), Instituto Tecnológico de Defesa Civil (ITDEC), Escola de Defesa Civil (EsDEC) e Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II).

A corporação dos bombeiros conseguiu junto à Reitoria da UFRJ um terreno com cinco mil m2 para a construção do DBM e do CIBIE, onde já existe o 3º Posto Avançado de Bombeiro Militar, que funciona 24h para atender a Ilha do Fundão e adjacências.

Atualmente, o ITDEC está instalado no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), num espaço cedido pelo Decano João Ferreira. Em contrapartida à operacionalização do DBM, conforme convênio firmado, será disponibilizada pela UFRJ uma área de 30 mil m2 para a implantação do ITDEC, próximo ao DBM, no norte do Fundão, entre o Alojamento dos Estudantes e a Fundação Bio Rio.

O objetivo do projeto é criar um pólo tecnológico, intelectual e operacional. De acordo com o Coronel Silveira Martins, a Ilha do Fundão é uma área estratégica, pois está localizado entre regiões limítrofes como Ilha, Ramos e Complexo da Maré, e possui fácil acesso às Linhas Vermelha e Amarela, e Av. Brasil. Com a nova unidade, o tempo de resposta da corporação a essas áreas será reduzido, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas.

Além disso, multidisciplinaridade da universidade auxiliará a corporação dos bombeiros através da troca de informações com a geologia, engenharia e metereologia, por exemplo. "A gente só cresce se está na Universidade", completou o coronel.

• 01/12/2005 - Reitoria Itinerante visita o NESC /CCS lança revista voltada para nível fundamental e médio
• 24/11/2005 - Fórum Brasil Alemanha – Inovação através da pesquisa: Nanotecnologia e Ciências da Vida
• 17/11/2005 - IPPMG cria comissão de acolhimento