01.12.2005

Reitoria Itinerante visita o NESC
Por Taísa Gamboa

Fotos: Gabriela D'Araújo

A equipe da reitoria visitou na manhã desta quinta-feira, dia 1º de dezembro, o Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva (NESC), em mais uma Reitoria Itinerante. Ao iniciar o encontro, o corpo administrativo e docente da unidade fez uma rápida apresentação sobre o núcleo, desde a sua fundação até os dias de hoje.

Segundo a diretora do NESC, Letícia Legay, a unidade possui uma relação híbrida com a Faculdade de Medicina, pois funciona como um departamento de medicina preventiva. Com exceção de uma professora, quase todos os seus docentes são funcionários da Faculdade de Medicina. A diretora, que tomou posse em 2004, tem como uma das metas de sua gestão transformar o núcleo em um instituto, uma unidade autônoma da medicina.

O corpo social da unidade lembrou da época em que o núcleo ainda era um serviço hospitalar do HUCFF e de como se procedeu a transferência para a sede provisória, na praça da Prefeitura da UFRJ. Os professores comentaram ainda sobre as melhorias alcançadas com as recentes reformas e ampliação da nova sede, ocasião em que aumentaram o número de salas de aula, hoje são seis, para atender a crescente demanda.

Com cerca de 1000 alunos circulando no núcleo por dia, a administração do NESC tem planos de aumentar ainda mais a infra-estrutura da unidade, e para isso conta com o auxílio da Reitoria. A vice-reitora, Sylvia Vargas, demonstrou-se aberta a negociações e deu amplo apoio aos projetos mencionados na reunião.

Com 15 anos de atuação, o NESC é dividido em quatro áreas: Planejamento e crítica; Produção em saúde; Epidemiologia; e Ciências Humanas em Saúde. Os professores do núcleo demonstraram empenho em consolidar sua pós-graduação, recentemente implantada.

Quanto às questões orçamentárias, o pró-reitor de planejamento e finanças, Joel Theodosio, que acompanhou as discussões sobre a criação do NESC, reiterou a informação de que as decanias já teriam disponíveis as verbas para repasse. Segundo ele, o NESC conta com R$ 136 mil em caixa.

O corpo social do núcleo demonstrou a intenção de expandir suas instalações à área hoje ocupada pelo arquivo do ETU, que será transferido para o prédio da Reitoria. O prefeito Hélio de Mattos acenou com soluções para os problemas referentes às condições de infra-estrutura, mencionados pelos funcionários da unidade.

A vice-reitora apontou a possibilidade de retorno da unidade à sua antiga sede, na área desativada do HUCFF, onde a universidade teria a possibilidade de oferecer uma infra-estrutura mais adequada ao NESC. Segundo ela, estudos estão sendo feitos em parceria com a COPPE para verificar a real situação do local. Caso haja a possibilidade de reativação do espaço, a diretora do NESC, Letícia Legay, e seus funcionários estão dispostos a realizar a transferência. A vice-reitora demonstrou esperança em reativar as instalações do Hospital Universitário.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento (PR-5), Laura Tavares, comentou sobre o lançamento da revista "Saúde e Educação para a Cidadania", produzida pela Coordenação de Extensão do CCS. Tavares disse que estão disponíveis 300 novas bolsas de extensão para os projetos em andamento e mais 200 bolsas para novos projetos. Ela expressou o desejo de flexibilizar o currículo acadêmico com atividades de extensão, além de ampliar o sistema de informações da universidade para promover um inter-relacionamento entra as unidades.

A respeito da aquisição de recursos federais para a Universidade, o superintendente da Pró-reitoria de Pessoal (PR - 4), Roberto Gambine, acenou com a intenção do governo de remanejar créditos, e verbas governamentais e negociações sobre os 28% do funcionalismo público. Ao final, Sylvia Vargas afirmou estar satisfeita com a evolução do NESC, as implantações feitas e os novos projetos empregados.

CCS lança revista voltada para nível fundamental e médio
Geralda Alves

A Coordenação de Extensão do Centro de Ciência da Saúde lançou no dia 29 de novembro, durante o VII Congresso Ibero-americano de Extensão, o primeiro número da revista: Saúde e Educação para a Cidadania que tem o objetivo de viabilizar uma nova forma de intercâmbio entre a Universidade, através de seus professores, pesquisadores, servidores e estudantes e os profissionais que atuam no ensino fundamental e médio.

Muito elogiada pelos participantes do evento, a revista que nasceu do Projeto UFRJ nas Escolas, é viabilizada pela Decania do CCS e patrocinada pela Fundação José Bonifácio, além de ser editada com o apoio da Agência de Notícias do CCS.

— É nosso interesse construir uma revista que reflita sobre as vivências no espaço escolar, sobre seus atores, educadores, educandos e o corpo administrativo, bem como no transbordamento desta relação que se efetiva como realidade social. Educação e Saúde para a Cidadania será um espaço para discussões dos profissionais de educação, a partir das suas práticas e vivências cotidianas — Antônio de Oliveira, Coordenador de Extensão do CCS.

Se você quiser receber um exemplar da revista ou contribuir com artigos entre em contato com Antônio de Oliveira, Coordenador de Extensão do CCS, no telefone 2562-6701 ou pelo e-mail antonio@ccsdecania.ufrj.br.

Fotos: Andréa Pestana

• 24/11/2005 - Fórum Brasil Alemanha – Inovação através da pesquisa: Nanotecnologia e Ciências da Vida
• 17/11/2005 - IPPMG cria comissão de acolhimento
• 10/11/2005 - III Simpósio de Extensão do CCS/UFRJ