Argumento
03.11.2005
Assistência, Educação e Conhecimento
por Vanessa Souza
 
O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho se sustenta sob um tripé fundamental composto por assistência aos doentes, formação de novos profissionais da Saúde e construção do conhecimento. É fundamental que um hospital universitário, além de enfatizar o processo assistencial e educativo, reconheça a importância da pesquisa clínica, principalmente na inter-relação com as chamadas ciências básicas.

O Olhar Vital desta semana conversou com o Coordenador da Comissão de Investigação Científica do HUCFF, Dr. Armando Nogueira. Segundo ele, o principal objetivo da Comissão é incentivar o desenvolvimento de pesquisas clínicas dentro da universidade, fornecendo os mecanismos necessários para o desenvolvimento da área.

“Quando um pesquisador trabalha num projeto de bioquímica está, na realidade, construindo um conhecimento que, posteriormente, deve ser aplicado na área clínica. Desta forma, a pesquisa adquire uma utilização prática e contribui para a melhora de um determinado tratamento ou diagnóstico clínico.”

De acordo com o Dr. Armando Nogueira, a UFRJ possui uma das melhores pesquisas básicas do país. O Centro de Ciências da Saúde, por exemplo, apresenta uma produção fantástica, principalmente da bioquímica, da biofísica e da morfologia. Porém, apesar da Comissão de Investigação Científica existir desde a inauguração do HUCFF, a área de análises clínicas demorou a se organizar e consequentemente, a desenvolver uma produção reconhecida nacional e internacionalmente.

O primeiro grande passo da área ocorreu com a criação de uma assessoria no nível de estatísticas e de tabela de premiação. Trabalhos inscritos na Comissão de Investigação Científica que fossem publicados em Congressos ou Revistas Nacionais e Internacionais passaram a receber premiações, seguindo critérios determinados pelo Conselho.

Essas medidas fizeram com que muitos pesquisadores, ou melhor, muitos clínicos de maneira geral, percebessem o papel fundamental da pesquisa clínica e da construção do conhecimento. A partir desse momento, o tripé do hospital universitário passou a existir.

Recentemente, o HUCFF foi agraciado pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos com a implementação de uma Unidade de Pesquisa Clínica, que será construído no quinto andar do hospital com o objetivo de incentivar a melhoria na qualidade dos testes, através da padronização dos mecanismos de estudo.

De acordo com os pesquisadores em análises clínicas da Universidade, o novo espaço apresenta caráter vital para o crescimento da área. Para finalizar, Dr. Armando Nogueira ressaltou que a necessidade da criação de uma Unidade de Análises Clínicas não significa que o atendimento básico praticado no hospital seja inferior. Muito pelo contrário, o novo espaço de pesquisas contribuirá para a melhora do atendimento aos pacientes.

A pesquisa clínica exige uma infra-estrutura de laboratórios, métodos de imagem, cuidados de enfermagem e registro de dados clínicos dentro do hospital. Esta mesma infra-estrutura é utilizada para a assistência aos enfermos, melhorando muito a qualidade desta assistência.

A pesquisa clínica num hospital geral contribui para colocar este hospital num nível superior de qualidade de atendimento. O médico que se envolve em pesquisa clínica adquire hábitos de raciocínio científico muito mais rigorosos que os demais médicos. Estes hábitos acabam sendo transferidos para as demais esferas da sua atividade profissional, e influenciam os demais profissionais e aprendizes com os quais o médico convive.

Hoje no Brasil, os recursos financeiros provenientes da pesquisa clínica nada representam no orçamento dos hospitais. Mas, esta situação tende a mudar num futuro próximo. A quantidade de projetos de pesquisa financiados por laboratórios farmacêuticos tende a crescer exponencialmente nos próximos anos.

Hospitais onde são realizados trabalhos de pesquisa clínica geralmente adquirem mais prestígio junto à comunidade. A divulgação destes trabalhos no meio científico e na imprensa leiga traz um retorno de marketing superior às matérias de propaganda obviamente feitas sob encomenda.

O Brasil, com sua enorme população e pouca regulação por parte do governo, deve se tornar um dos países que mais condições tem de atrair projetos de pesquisa de drogas e procedimentos médicos novos. E o HUCFF, pelas suas características de hospital organizado, com infra-estrutura de qualidade, corpo clínico altamente qualificado e tradição no ensino superior, pode se tornar um grande centro de pesquisa clínica mundial.


Notícias anteriores:

• 27/10/2005 - Saúde em revista
• 20/10/2005 - UFRJ tem centro de diagnóstico e pesquisa em Hipertermia Maligna
• 13/10/2005 - Financiamento dá novo fôlego à pesquisa da tuberculose