20.10.2005

Você tem fome do quê? Reitoria Itinerante no Instituto de Nutrição Josué de Castro
Por Andréa Pestana

“A unidade é pequena para tantos anseios e tanta produção. Ela está se expandindo, ampliando suas ações e o melhor, recolhendo o reconhecimento da excelência de seus trabalhos”. Assim a diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC, professora Andréa Ramalho iniciou a sua apresentação. Tinha início a décima quarta Reitoria Itinerante.

O encontro aconteceu no Anfiteatro Sônia Moreira de Castro com a presença de funcionários e professores. A vice-reitoria Sylvia Vargas ressaltou a importância da iniciativa do grupo gestor da UFRJ de implantar a Reitoria Itinerante e comentou sobre as dinâmicas que este evento vem assumindo nas diferentes unidades, “mas o que é mais importante é esse diálogo franco, aberto que acontece nesses encontros” disse.

Andréa Ramalho contou que as conquistas da unidade foram construídas por meio de muito sacrifício e determinação de todo o seu corpo social.

A professora Lucia de Andrade, coordenadora de graduação elogiou o pronto atendimento da Pró-reitoria de Graduação (PR1) à solicitação do aumento de bolsas para a graduação.

O pró-reitor, José Roberto Meyer fez um painel sobre a política assumida pela reitoria de aumento das bolsas. Outro problema levantado pela professora refere-se ao número de salas de aula e que segundo a coordenadora, tem um impacto direto na distribuição das atividades didáticas da unidade. “As salas do subsolo não têm uma manutenção permanente, seus aparelhos de ar condicionados estão velhos e não são limpos de forma periódica”, finalizou a coordenadora.

Dentre as necessidades da unidade está a falta de verba para aquisição de equipamentos como, retro-projetores e vídeos, a construção de novos espaços destinados às atividades didáticas, e a falta de pessoal técnico para atender aos laboratórios de informática.

O Instituto tem um projeto de capacitação metodológica para os docentes, com caráter permanente e que tem o objetivo de criar um espaço de maior convívio e, desse modo permitir as trocas de experiências para o enriquecimento na formação dos docentes. Este projeto proposto por uma comissão de capacitação será encaminhado a Fundação Universitária José Bonifácio – FUJB.
Dos 130 cursos de Nutrição no Brasil, os alunos do INJC/UFRJ alcançaram a melhor colocação no exame de qualificação do MEC. Além disso, o curso é um dos mais procurados da UFRJ e aumentou em 10% a sua entrada de alunos.

A vice-reitora informou sobre a verba destinada a manutenção de bem imóvel.O professor Joel Teodósio, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento esclareceu como proceder para solicitar essa verba. Segundo ele, será uma verba de R$ 1,1 milhão. Ele informou ainda que o orçamento para 2006 da Universidade será menos apertado.

Em resposta ao problema de falta de sala de aula, a professora Sylvia lembrou do consórcio de salas de aulas que vigorava no CCS e que foi modelo para o implantado na Praia Vermelha. Ela disse que este consórcio ainda funciona e que deverá atender a essa necessidade da unidade.
Quanto à questão da falta de pessoal, a unidade recebeu três funcionários para as coordenações de graduação, como parte da política de distribuição de pessoal adotada pela reitoria, que priorizou as secretarias dos cursos.

O prefeito Hélio de Mattos, informou sobre a iluminação e capina das áreas laterais do CCS. Segundo ele, a localização do Instituto de Nutrição no complexo do CCS é desfavorável, pois coloca o Instituto sujeito à inundações por causa das chuvas. O prefeito reforçou que a responsabilidade pela manutenção da unidade é do decano do Centro, e informou que a Prefeitura Universitária vem apoiando a decania na execução de obras que acabem com os insetos que se concentram próximo aos laboratórios da unidade.

Hélio de Mattos apresentou o projeto do terminal de integração próximo ao Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) que concentrará o desembarque dos ônibus externo.

O problema da água no CCS foi outro ponto de pauta e exige uma solução imediata. A questão teve um consenso de toda a equipe da reitoria, por ser um centro voltado para pesquisa com um número grande de laboratórios, não pode continuar sem água, é uma questão de salubridade.

Eliane Fialho, coordenadora de pós-graduação, solicitou ao pró-reitor de pós-graduação que aumentasse o auxílio aos programas do Instituto. O Professor José Luiz Monteiro, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, disse que a PR-2 tem como foco privilegiar os cursos cujos conceitos na CAPES são três e quatro, para tal destina 10% dos recursos do PROAP para complementação orçamental desses cursos.

A professora Claudia Bento coordena o projeto de residência multisetorial, a primeira residência de Nutrição no Brasil, reconhecido pelos ministérios de Saúde e Educação. Esse projeto segue o modelo da residência médica.

A política de Extensão do Instituto ainda não está consolidada, segundo a professora Rita de Cássia Perrelli. O Instituto não possui um quadro de pessoal para a estruturação de uma coordenação de extensão. Hoje as ações nessa área são o Internato Extensionista que é desenvolvido junto à farmácia no município de Mirai, por alunos do oitavo período.

A unidade se orgulha da parceria firmada com a reitoria para o trabalho junto ao restaurante universitário que segundo a coordenadora de graduação, Lúcia Andrade, será um campo importante para estágio e desenvolvimento de pesquisas do Instituto.

Ao final, a professora Sylvia agradeceu a acolhida e brincou com os funcionários do Instituto de Nutrição de que esta havia sido a mais barulhenta Reitoria Itinerante, talvez por ter em sua maioria a presença do gênero feminino que reivindica com maior paixão as suas necessidades.

• 13/10/2005 - Reitoria Itinerante visita o Instituto de Microbiologia
• 29/09/2005 - Um sorriso para o Reitor na Faculdade de Odontologia