13.10.2005

Reitoria Itinerante visita o Instituto de Microbiologia
Por Andréa Pestana

No dia cinco de outubro, a Reitoria Itinerante esteve visitando o Instituto de Microbiologia. A visita ocorreu sob a coordenação da vice-reitora, professora Sylvia Vargas. Recebida pela diretora do Instituto, professora Ângela Hampshire, que com um texto que ressaltava a importância dos microrganismos na natureza e no nosso dia-a-dia, o que proporcionou uma reflexão bastante rica.

Professora Sylvia reforçou a importância desta iniciativa da reitoria, a qual acabou por marcar um estilo de gestão, que demanda uma postura mais participativa de todos os agentes do corpo social da universidade.

A área da saúde é a casa de nossa vice-reitora, desse modo, ela não se inibiu em lembrar dos tempos de aluna e dividir com os demais a alegria que foi ter como mestre o professor Paulo de Góes.

Frente às reivindicações do Instituto, os pró-reitores puderam informar aos funcionários, alunos e professores, em que estágio estavam suas respectivas solicitações.

O problema da falta de água nas unidades do Centro de Ciências da Saúde deverá ser resolvido com a construção do castelo d’água, cuja obra já foi licitada no dia 30 de setembro e que de acordo com a informação do pró-reitor professor Joel Teodósio o tempo de duração da obra será longo, no entanto, o decano do centro professor João Ferreira está empenhado em implantar soluções intermediárias que melhor atendam às necessidades do centro.

A melhoria das salas de aula, outro problema levantado pelo Instituto, encontrará em pouco tempo a sua solução, pois o professor Joel informou que na rubrica orçamentária de melhorias de bens imóveis, já estão contemplados 18 projetos do CCS. O pró-reitor de planejamento e desenvolvimento disse que o orçamento da Universidade para 2006 está menos apertado, mesmo assim, para dar conta de todos os compromissos, a Universidade deverá buscar novas vias de captação.

O pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, professor José Luis Monteiro, ouviu a preocupação do corpo docente quanto à reclassificação da Microbiologia na CAPES e colocou sua equipe à disposição do Instituto para recuperação de seu conceito inicial.

O prefeito da cidade universitária, professor Hélio Mattos, falou sobre os problemas que afligem o Instituto e se solidarizou com os docentes, pois como professor da Faculdade de Farmácia, sofre os mesmos problemas de infra-estrutura. Hélio fez um apelo para que todos os funcionários participem do cadastramento de seus veículos, parte do plano de segurança da universidade.

Prometeu maior iluminação nos pátios internos e laterais do Centro para dar maior segurança à noite, aos alunos, professores e funcionários que permanecem no centro até tarde. O problema de telefonia do CCS é crônico, disse o prefeito, no entanto o pedido de compra de uma mesa telefônica já está sendo providenciado.

Superintendente Geral de Pessoal, Roberto Gambine, fez esclarecimentos quanto aos processos de pagamento dos 3,17% e dos 28%.

Paula Mello, Coordenadora do SIBi , informou sobre a organização do Seminário de Periódicos científicos e futura divulgação de seu programa, data e local.

Superintendente da Pró-Reitoria de extensão, Isabel Cristina de Azevedo, reforçou o convite de participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

E assim, a Reitoria Itinerante foi recebida por mais uma unidade desse grande corpo social que forma a universidade, sem dúvidas a aproximação é sempre muito positiva e faz com que a reitoria continue seu trabalho de um modo diferenciado.

• 29/09/2005 - Um sorriso para o Reitor na Faculdade de Odontologia
• 22/09/2005 - HUCFF terá Unidade de Pesquisa Clínica