22.09.2005

HUCFF terá Unidade de Pesquisa Clínica

Projeto para implantação da unidade de pesquisa clínica (UPC) do Hospital Universitário (HUCFF) da UFRJ foi contemplado em 3° lugar com o financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Os outros primeiros colocados foram o Hospital das Clínicas da USP e o Hospital da USP de Ribeirão Preto. O resultado foi divulgado no fim do mês de agosto.

Durante o último Conselho de Centro do CCS, dia 19 de setembro, o professor Armando da Rocha Nogueira apresentou o plano da implantação da UPC no HU. O projeto foi um dos 94 inscritos para a criação de uma rede hospitalar que aumente a capacidade de realização de exames clínicos e farmacológicos. Dos 17 primeiros, apenas 14 estão incluídos no orçamento. Os outros três participarão apenas da rede.

A idéia é incentivar a melhora qualitativa dos testes e estimular a indústria a produzir novos fármacos. As universidades terão autonomia para a realização de pesquisas clínicas formuladas pelos pesquisadores dos seus respectivos hospitais, bem como o de todas as unidades da instituição. As unidades de pesquisa estarão abertas a outras universidades, desde que o projeto de pesquisa delas seja aceito pela FINEP e que tenham recursos para financiar a pesquisa. Os UPCs deverão ser auto-sustentáveis.

As principais linhas de pesquisa a serem desenvolvidas pela UPC do HU foram selecionadas a partir da experiência prévia da própria unidade. São elas: AIDS, Hipertensão Arterial, Endocrinologia, Tuberculose e Terapia Celular.

A Unidade de Pesquisa Clínica do HUCFF funcionará no quinto andar do setor F do Hospital. Contará com 12 leitos com monitoração cardíaca, quatro deles no nível de segurança NB3; cinco ambulatórios, laboratório clínico, farmácia e área administrativa. A previsão para o término das obras é dezembro de 2006.

O financiamento da FINEP englobará a planta física, a obra, a compra e instalação de equipamentos, a elaboração de novas telas de Medtrak para a informatização da unidade, treinamento e qualificação de pessoal e treinamento das equipes. Dos R$ 29,5 milhões liberados a todas as instituições, a UFRJ ficou com R$ 3.049.093,34, mais de 10% do total do edital. A contrapartida da Universidade é de R$ 720.080,00; materiais para consumo, serviço terceirizado e equipamentos.

Segundo o coordenador do projeto, Armando Nogueira, a unidade de pesquisa do HU pode enfrentar problemas com pessoal, com a fragmentação das pesquisas e com o espaço físico. Mas crê que será uma boa oportunidade para manter o HU como referência médica.

Alguns pesquisadores da UFRJ já se prontificaram a desenvolver pesquisas clínicas na nova unidade que será implantada. Diretora do NPPN, Sônia Costa está interessada no tratamento da herpes oral em pacientes imunocompetentes, e a eficácia de formulações orais no tratamento da leishmaniose cutânea. Professor da Faculdade de Farmácia, Françoes Noël pretende realizar estudos clínicos de bioequialência para avaliar a qualidade de potenciais medicamentos genéricos e similares.

• 15/09/2005 - Nota de esclarecimento do HUCFF
• 08/09/2005 - Pesquisadoras do CCS ganham prêmio por estudo sobre a Leishmaniose
• 01/09/2005 - Maternidade Escola inaugura exposição fotográfica