15.09.2005

Nota de esclarecimento

A paciente Sandra Regina Correa, nascida em 18/11/1955, matriculada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho em 06/06/2005, prontuário nº 44.32.14, para tratamento de quadro clínico compatível com Tuberculose Pulmonar. Na ocasião da internação não apresentava queixas pulmonares e apresentava baciloscopia de escarro negativa. Internada no dia 01/09/2005 no Serviço de Emergência devido quadro de dor e edema em membro inferior esquerdo. Quadro iniciara-se aproximadamente há um mês. Realizado ultrassonografia de vasos venosos do membro inferior esquerdo, que evidenciou obstrução extrínsica da veia ilíaca interna esquerda, devido imagem hipoecóica. Afastado a hipótese diagnóstica de trombose venosa profunda. No dia 02/09/2005, foi transferida para a enfermaria do Serviço de Clínica Médica no 9º andar. Iniciada investigação para massa pélvica. No dia 05/09/2005, realizado exame ginecológico que não possibilitou conclusões clínicas. Permanecia com dor intensa no membro inferior esquerdo. Solicitado ultrassonografia transvaginal. No dia 07/09/2005, às 14 horas foi comunicado ao médico de plantão que a paciente havia apresentado crise convulsiva, tônico-clônica generalizada com duração de 3 minutos. No exame clínico paciente encontrava-se agitada, desorientada e não respondendo as solicitações verbais, diagnóstico compatível com estado pós-comissial. Submetida a tomografia computadorizada de crânio, sem contraste, que não evidenciou lesões esquêmicas ou sangramento. Permaneceu agitada e desorientada sendo medicada com sedativos e anticonvulsivantes. No dia 08/09/2005 estava acordada porém sem relação com o ambiente e sem sinais neurológicos focais. No dia 09/09/2005 estava acordada, respondendo as solicitações verbais e sem sinais de déficit neurológicos focais. Aguardava realização de tomografia computadorizada de abdomen para esclarecimentos diagnóstico de massa pélvica. No dia 10/09/2005 ao exame clínico estava lúcida, orientada autopsíquica e desorientada halopsíquica. Foi solicitado no dia 09/09/2005 exame de rotina de tomografia computadorizada de crânio com contraste, para afastar diagnóstico de lesões do sistema nervoso central.
Em virtude desse quadro clínico, identificamos a paciente com pulseiras para garantir a localização dela dentro de Institutição.
Também autorizamos horário especial de visitação, bem como facilitação do pernoite de familiares com a paciente.
Apesar de todas as medidas, foi constatada a ausência da paciente na enfermaria entre 15h e 16h do último Sábado (10/09/2005). Imediatamente realizou-se busca em todo o hospital, bem como foi estabelecido contato com o filho da paciente para saber se ela voltara para casa. Como esse informe não procedeu, buscou-se saber nos hospitais adjacentes a possibilidade de entrada de uma pessoa com as características da paciente.
Paralelamente, intensificou-se a busca interna e externa, até que fosse encontrado, na 3º feira (13/09/2005), um corpo em área desativada da universidade. Ato contínuo, foi feita comunicação à Polícia Militar, que tomou as providências de praxe.
Com a identificação do corpo, a direção do Hospital Universitário determinou levantamento das imagens de suas câmeras das portarias (que estão sendo checadas minuto a minuto), bem como a abertura de Comissão de Sindicância Administrativa para apurar os fatos.
O resultado dessa sindicância será divulgado dentro de 30 a 60 dias, conforme prazo determinado em lei.

Jorge Sérgio O. Ferreira
Diretor Geral Substituto

HUCFF ganha nova Unidade de Pesquisa Clínica
Por Eric Macedo

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho foi um dos oito hospitais das Regiões Sul e Sudeste do país agraciados pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) com a implantação de Unidades de Pesquisa Clínica. Quatro outras unidades foram destinadas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O resultado foi divulgado no fim do mês de agosto. Aguarda-se, agora, a liberação dos recursos.

A Comissão de Investigação Científica (CIC), coordenada pelo doutor Armando Nogueira, foi responsável pela elaboração do projeto, que levou dois meses para ficar pronto. “O trabalho árduo resultou em um projeto muito bonito, com quase mil metros quadrados de área construída, com todos os recursos necessários para um centro de pesquisa clínica de alto nível”, disse Nogueira, em nota ao “corpo social” do HUCFF.

Segundo ele, a unidade, que tem previsão de ficar pronta em dezembro de 2006, contará com doze leitos de internação e com estrutura para realização de testes como os de avaliação de fármacos, por exemplo. A unidade deve terá uma equipe fixa de seis pessoas, mas reunirá todo o pessoal das diferentes equipes de pesquisa clínica do HU.

O projeto final, com o aval da direção geral do HU e da Fundação Universitária José Bonifácio, fora entregue em junho. “Começou, então, o período mais difícil: a espera pelo resultado”, disse ainda Nogueira.

Palestra sobre tuberculose hospitalar

Por iniciativa do administrador do CCS Sebastião Amaro Coelho foi realizada no dia 14 de setembro, a palestra sobre tuberculose para funcionários de apoio do setor.
O palestrante Dr. Paulo Albuquerque da Costa, do Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar (PCTH), falou sobre os sintomas, transmissão e tratamento da doença.
Segundo Sebastião Coelho, a iniciativa foi tomada em função da suspeita de um funcionário ter contraído a bactéria da doença no ambiente de trabalho.

• 08/09/2005 - Pesquisadoras do CCS ganham prêmio por estudo sobre a Leishmaniose
• 01/09/2005 - Maternidade Escola inaugura exposição fotográfica
• 25/08/2005 - Conselho de Coordenação realiza Sessão Extraordinária