Microscópio
29.09.2005
Curso de Doutorado em Nutrição é aprovado pela Capes
por
Vanessa Souza


Eliane Fialho de Oliveira
O Instituto de Nutrição da UFRJ conquistou, junto à Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - Capes, a aprovação para ministrar o primeiro curso de Doutorado em Nutrição do estado do Rio de Janeiro, e quarto do Brasil.

Em entrevista ao Olhar Vital, a coordenadora do curso, Eliane Fialho de Oliveira, afirmou que a criação do Curso de Doutorado em Nutrição constitui, no contexto do crescimento e desenvolvimento da Pós-graduação em Nutrição no Brasil, parte do plano institucional de desenvolvimento do Programa de Pós-graduação da UFRJ.

"A criação de um novo Curso de Doutorado em Nutrição possibilitará a inovação e a formação de pesquisadores que correspondam aos desafios da produção do conhecimento gerados dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro", diz a coordenadora.

O Programa de Pós-graduação do Instituto de Nutrição constitui-se por um espaço de formação de mestres e doutores, pesquisadores em Saúde, Alimentação e Nutrição. Tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida e saúde da população brasileira, desenvolvendo estudos que incorporem prevenção, promoção, tratamento e reabilitação.

"Sem dúvida, a formação de mestres e doutores contribuirá para a divulgação da ciência em nível nacional e internacional, contribuindo dessa forma, com a divulgação do saber gerado dentro da Universidade para a sociedade", relata Eliane.

O Curso de Doutorado integra uma área de concentração denominada Ciências Nutricionais, que contempla quatro grandes linhas, definidas em: Bioquímica Nutricional, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Epidemiologia Nutricional e Vitamina A.

O Programa do curso totaliza 24 créditos em disciplinas e 12 em trabalho de tese. Todas as disciplinas possibilitam aos alunos capacitação para investigação científica no nível básico e aplicado dentro das linhas de pesquisa propostas no programa.

A Coordenação da pós está organizando um calendário de discussão com os docentes
do Programa para adequar as novas e desafiadoras necessidades. Existe uma previsão para seleção e provável início do curso para o ano de 2006.

Segundo Eliane, a aprovação do curso veio ao encontro dos anseios da Unidade em caminhar rumo a excelência acadêmica. “Há evidente comprometimento institucional para o êxito da implantação do doutorado do PPGN”.

Os docentes credenciados ao Programa de Pós-graduação, nível doutorado, dedicarão cerca de 32 de suas 40 horas dedicação exclusiva (DE) para atividades no Programa. Atividades estas, que já estão sendo desenvolvidas em parcerias com a Faculdade de Medicina, a Maternidade-Escola, o Instituto de Puericultura Martagão Gesteira e o IBqM dentro da UFRJ, e parcerias externas.

A Universidade também possui convênios com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), com o Instituto Fernandes Figueira (FIOCRUZ), com o Centro de Tecnologia de Alimentos CTA/EMBRAPA, e com a Cooperação Internacional Brasil e Espanha/CAPES-MECD-DGU.

"A integração discente-docente, quer seja na graduação quer seja na Pós-graduação, constitui requisito fundamental para o estabelecimento da interdisciplinaridade necessária, representando projeto prioritário do Instituto de Nutrição", finaliza Eliane Fialho.

Notícias anteriores:

• 22/09/2005 - Colóquio Roger Chartier - Apropriações de um pensamento no Brasil
• 15/09/2005 - Colóquio Latino-americano de enfermagem
• 08/09/2005 - Reitoria Itinerante na EEAN