Microscópio
22.09.2005
Colóquio Roger Chartier - Apropriações de um pensamento no Brasil
por
Beatriz Padrão

O Colóquio Roger Chartier nasceu de uma parceria entre a UFRJ e a PUC. O evento ocorreu entre os dias 12 e 15 de setembro, nos campi das duas universidades.

Teve foco especial nos deslocamentos ocorridos nas práticas e usos contemporâneos da leitura. Abordou a reflexão sobre a contribuição das apropriações feitas no Brasil do pensamento de Roger Chartier, socializando a reflexão sobre alguns tópicos, tais como a apropriação da literatura nas escolas; as relações dos indivíduos com os novos suportes de leitura e escrita; as transformações históricas do suporte e da materialidade do livro; configurações contemporâneas das bibliotecas e a relação da imagem com o texto escrito no corpo da leitura.

Nilma Lacerda, uma das coordenadoras do colóquio e professora do Laboratório de Linguagem e Mediações da UFRJ, acredita que as palestras ocorridas deverão contribuir para transformações concretas no campo educacional através de encaminhamento de proposta que possa vir a subsidiar políticas públicas nas áreas da Educação e da Cultura. Houve, de forma efetiva, um intercâmbio entre a PUC-Rio, o NUTES/UFRJ e o Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo da École des Hautes Études en Sciences Sociales, que deve produzir, dentre outros resultados, publicações em periódicos indexados, entre os quais o Cahiers du Brésil Contemporain.

O público foi principalmente professores e universitários pesquisadores das áreas de Educação, Comunicação, História e Letras. Foram oferecidas 150 vagas, e a parceria com a Divisão de Mídia e Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro viabilizou, na segunda palestra de Chartier, o oferecimento gratuito de 300 convites a professores e professoras das Salas de Leitura.

A organização do colóquio pretende publicar uma coletânea dos textos, constituída pelas palestras e pelos relatórios produzidos, durante o colóquio, pelos grupos temáticos de trabalho. A publicação deverá ser encaminhada ao Ministério da Educação.

Notícias anteriores:

• 15/09/2005 - Colóquio Latino-americano de enfermagem
• 08/09/2005 - Reitoria Itinerante na EEAN
• 01/09/2005 - Jornal brasileiro de psiquiatria e passa a ter versão online