Microscópio
15.09.2005
Colóquio Latino-americano de enfermagem
por
Eric Macedo

Realizou-se, de 12 a 15 de setembro, a segunda edição do Colóquio Latino-americano de Enfermagem, na Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ. O tema central do evento foi “Ampliando os espaços da história da enfermagem”.

Segundo a professora Neide Ahein, coordenadora de pós-graduação da EEAN, o objetivo do encontro era o de abrir as possibilidades de estudo e pesquisa sobre a história da enfermagem, promovendo a integração dos estudiosos, com troca de experiências e promoção de intercâmbio nacional e internacional.

Participaram do evento profissionais ligados à pesquisa e ao ensino na área de história de enfermagem na Colômbia, Peru, Uruguai, México, Cuba e Chile. “O colóquio foi composto por conferências de pesquisadores do CNPq e da CAPES além de estudiosos de universidades localizadas em outras regiões do Brasil e em outros países”, disse Neide, que participou da comissão organizadora do evento.

Houve ainda divulgação de trabalhos na forma de pôsteres e apresentações orais. Aos melhores trabalhos nacionais e internacionais apresentados durante o evento por profissionais ou estudantes de graduação, será oferecido o prêmio Colóquio Latino-americano de Enfermagem – Rio 2005.

É a segunda vez que o colóquio é realizado na EEAN, que no primeiro encontro foi considerada a escola com maior potencial para desenvolvimento do seguinte. Segundo Neide, cerca de 130 pessoas participaram do colóquio.

“Como delimitamos bem o assunto, que ficou restrito aos interessados na área, as apresentações puderam ser muito aprofundadas. Não houve dispersões”, disse Neide.

O encontro foi realizado pelo Núcleo de Pesquisa em História da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS), grupo da EEAN que está completando doze anos. Na abertura do colóquio, a diretora da escola, Maria Antonieta Rubio Tyrrel, ressaltou a importância do núcleo: “é uma das pérolas da EEAN”. No dia 14 houve entrega de diplomas aos membros fundadores e consultores do NUPHEBRAS, como reconhecimento ao grupo.

Para a professora Neide, o colóquio é também um modo de perceber os limites e possibilidades do assunto tratado junto aos órgãos de fomento à pesquisa, como o CNPq e a CAPES: “O evento ajuda na constituição da história da enfermagem como área do conhecimento legítima”, disse.

Notícias anteriores:

• 08/09/2005 - Reitoria Itinerante na EEAN
• 01/09/2005 - Jornal brasileiro de psiquiatria e passa a ter versão online
• 25/08/2005 - Monitorando a qualidade dos serviços prestados no HU