Notícias da Semana
01.09.2005
Maternidade Escola inaugura exposição fotográfica
Por Ricardo Leal

Foi inaugurada no dia 25 de agosto na Maternidade Escola da UFRJ a Exposição "AmaMentAção", do fotógrafo William Santos. Essa é mais uma mobilização da Semana Mundial de Amamentação, que vai do dia 25 ao dia 31 de agosto e vem gerando diversos eventos como este em todo o mundo.
"A exposição é muito importante na campanha pela amamentação, nessa Semana Mundial", ressaltou a doutora Rita Bornia, vice-diretora da ME - UFRJ.O fotógrafo objetiva, através da mostra, divulgar os programas de aleitamento promovidos pela instituição, alertando a sociedade sobre a
importância dessa prática cada vez menos utilizada pelas mães com seus filhos recém nascidos.
Um destes programas da Maternidade é o "Mãe Canguru", que angariou verba do BNDES para a criação do Banco de Leite Humano. O BLH é um centro especializado e obrigatoriamente vinculado a uma maternidade. Este é responsável pelas atividades de coleta, processamento, pasteurização e controle de qualidade do colostro e do leite humano maduro para posterior distribuição, priorizando os bebês de baixo peso e prematuros internados na UTI, caso suas respectivas mães não possam dar seu próprio leite.
Através de fotos que mostram, por exemplo, a afetividade dos pais e crianças de todas as raças e tipos amamentando, William busca, utilizando seu talento artístico, incentivar uma característica inerente à condição humana: o aleitamento materno.
"Comecei a trabalhar na Maternidade Escola em 1994 inicialmente na área de comunicação. Depois, passei a ser documentarista, ajudando a divulgar através da arte os trabalhos da casa", esclareceu o fotógrafo.
A exposição contou também com a presença de Marcus Renato de Carvalho, professor de Puericultura e Pediatria da UFRJ, consultor em amamentação e especialista em aleitamento materno pelo International Board Certified Lactation Consultants (IBCLC) e pelo Wellstart International, CA, EUA.
"O trabalho do William Santos mostra o importante momento do nascimento de um bebê e todo o afeto que o cerca. Uma imagem vale mais que mil palavras. Assim, as fotos nos sensibilizam, demonstram que uma maternidade não é um hospital qualquer, exigindo uma sensibilidade especial de todos que nela trabalham, pois é naquela que se dá o início da vida humana".
A mostra foi um sucesso de público em sua estréia, e ouviam-se constantes elogios em relação as 25 fotos expostas. Sheila Kaplan, amiga pessoal de William e uma das diversas pessoas que participaram do evento, sintetiza bem o sentido da exposição:
"Eu achei muito bonitas as fotos. Elas inclusive valorizam a função da amamentação de uma forma artística".
Para quem se interessa por fotografia e quer apoiar a causa em questão, "AmaMentAção", a mostra ficará no Hall do anexo da Maternidade Escola até o dia 16 de setembro. A entrada é gratuita e o endereço fica na Rua das Laranjeiras, nº180. Vale a pena conferir.