08.09.2005
Pesquisadoras do CCS ganham prêmio por estudo sobre a Leishmaniose
Por Taísa Gamboa

No dia 2 de setembro, o Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) recebeu o Presidente da Fundação José Pedro de Araújo, Murilo Araújo, para a entrega do prêmio que leva o nome da fundação ao estudo sobre o potencial fitoterapêutico do saião para o tratamento oral da Leishmaniose Humana. A pesquisa foi desenvolvida pela professora do Instituto de Biofísica da UFRJ, Bartira Rossi Bergmann e pela diretora e professora do Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais (NPPN), Sônia Costa.

A cerimônia ocorreu no auditório Hélio Fraga (Bloco K, CCS), às 14hs e contou com a presença do pró-reitor de graduação, José Roberto Meyer; do representante do presidente da USIMINAS, Fued Jamil Mattar; e do coordenador de graduação do CCS, Francisco Strauss, representando o Decano, professor João Ferreira.

Ao receberem o prêmio, Bartira Bergmann e Sônia Costa agradeceram a todos os envolvidos na pesquisa, especialmente às doutorandas Michelle Frazão Muzitano e Silvia Amaral Gonçalves da Silva. As pesquisadoras comentaram sobre as propriedades do Saião no tratamento da Leishmaniose e explicaram a pesquisa.

A diretora do NPPN, Sônia Costa ressaltou que a importância do prêmio vai além da questão financeira. Na verdade, ele representa o investimento numa doença negligenciada e a possibilidade de disponibilizar um tratamento que pode significar a cura da doença para milhares de pessoas carentes.

A Fundação José Pedro de Araújo entregou a professora Maria Aparecida Medeiros Maciel, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o prêmio de 3° lugar, pela pesquisa Etnobotânica, Fitoquímica e Farmacologia: uma combinação de sucesso para a validação científica do Croton Cajucara. Ausente à cerimônia, Marlon Anselmo Duarte da Costa, da Universidade de Brasília, foi agraciado com menção honrosa pelo 2° lugar com a pesquisa Efeito do extrato de Bauhinia variegata sobre a atividade transcricional mediada pelo receptor dos proliferadores peroxissomais (PPAR-y).

• 01/09/2005 - Maternidade Escola inaugura exposição fotográfica
• 25/08/2005 - Conselho de Coordenação realiza Sessão Extraordinária