Saúde em Foco
11.05.2006

Mexa-se e espante os problemas de saúde

RIO - Se você quer evitar problemas de saúde, mexa-se. Se você sofre de alguma doença e quer melhorar sua qualidade de vida, mexa-se também. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, praticar exercícios físicos regularmente reduz o número de infartos e de mortes causadas por problemas cardíacos. Ou seja, deixar o sedentarismo de lado é o melhor remédio para quem não quer ficar doente.

- Se a pessoa não tem qualquer doença e faz exercícios físicos regularmente, o risco de desenvolver uma diminui, assim como as chances de mortalidade - afirma o médico Daniel Arkader Kopiler, doutor em Medicina pela UFRJ e diretor da Clínica de Medicina do Exercício Vitacor, em Ipanema. Quando a pessoa é portadora de alguma doença, como a Aids, por exemplo, os exercícios também trazem benefícios.

- Os coquetéis tomados por pacientes soropositivos aumentam os triglicerídeos e o exercício ajuda neste controle. Além disso, há uma tendência de a pessoa perder massa muscular, o que pode ser contornado com a atividade.

Também não há idade para começar, mas segundo Kopiler, o quanto antes, melhor.

- A pessoa que praticou exercícios regularmente por toda a vida certamente terá um benefício maior do que a que começar numa idade mais avançada. Mas os benefícios são claros. À medida em que a idade começa a avançar, a pessoa perde massa muscular, tem aumento de tecido gorduroso e perda de massa óssea. O exercício melhora tudo isso.

Kopiler, no entanto, ressalta que é importante ter um acompanhamento médico.

- Dependendo da forma como a pessoa fizer o exercício, pode até diminuir ainda mais a sua imunidade - explica.

A regra vale também para pessoas saudáveis, que devem fazer avaliações médicas anuais.

Se ainda assim você não está convencido de que fazer exercícios é um bom negócio, saiba que, além dos benefícios clínicos, deixar de ser sedentário melhora a qualidade de vida, a auto-estima e ajuda a dormir melhor. Os resultados começam a ser sentidos em menos de um mês, dependendo da pessoa.

- Em duas ou três semanas a pessoa já tem benefícios. Melhora a forma física, você dorme melhor, fica mais relaxado e a concentração aumenta.

Mas é bom ir com calma.

- É comum as pessoas começarem a freqüentar uma academia tentando fazer os mesmos exercícios do que outros, que já estão habituados. No final da aula, a pessoa está suando frio.

Globo Online
09/05/2006

Link Original: http://gazetaweb.globo.com/Canais/Saude/Materia.php?c=1464&tipo=Vida%20Saud%C3%A1vel


Notícias anteriores:

• 04/05/2006 - Lagoa rara é descoberta no Parque de Jurubatiba
• 27/04/2006 - Vacinação contra gripe deverá atingir 11 milhões de idosos
• 20/04/2006 - Células-tronco serão usadas antes de transplante de fígado