04.05.2006

Reitoria itinerante no IPPMG
Por Mariana Granja

O Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira recebeu hoje a visita da equipe da Reitoria Itinerante da UFRJ. A reunião, que ocorreu no Salão Nobre, contou com a presença da vice-reitora da Universidade, Sylvia Vargas, do prefeito Hélio Mattos, além da Mara Lúcia representante da Pró-reitoria de Graduação, do vice-diretor do IPPMG Marcelo Land e do diretor, Antônio Ledo.

O professor Ledo, iniciando a reunião, saudou a todos e comemorou o fato de haver uma reitoria itinerante no seu Instituto antes que ele assuma o cargo de diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, dia 18 de maio. Mostrou o simbolismo existente no IPPMG, na medida em que a Universidade tem como função formar novas gerações e o Instituto, cuidando de crianças, tem papel fundamental nessa proposta da UFRJ.

Em seguida, foram apresentados os projetos e realizações do Instituto, entre eles, “As Linhas de Pesquisa da Saúde da Criança e do Adolescente”, a existência de 29 projetos vinculados à Pós-graduação, sendo 26 em mestrado e três no doutorado, além dos muitos artigos publicados por professores ligados à Pós-graduação. Citando alguns exemplos de realizações de sua gestão, o professor Ledo falou sobre programas de assistência específicos, que cuidam de gestantes com HIV, de crianças vítimas de violência e portadores de diabetes. Apresentou dados que demonstram a queda da força de trabalho do Ministério da Educação, tendo em contrapartida o aumento de funcionários terceirizados.

As cirurgias em centro cirúrgico tiveram nos últimos anos um aumento importante, e as ambulatoriais decaíram, mostrando que o Instituto caminha para mais complexidade. O número de óbitos ocorridos no IPPMG está baixo, e as internações ficam em torno de 67%, número satisfatório. Além disso, a realização de exames cresceu.

As obras foram um ponto polêmico na reunião. A reforma do telhado, feita com por uma empresa contratada e com a fiscalização do ETU/UFRJ, encontra-se parada no momento. Segundo Antônio Ledo, a Fundação José Bonifácio, financiadora do projeto, vai convocar uma reunião com os responsáveis para dar continuidade “ou não” a obra, sem que haja custo adicional. A obra prioritária no momento é a da parte elétrica, que está prevista para começar a partir do segundo semestre. A rede de esgotos também foi citada, com uma obra já concluída feita pelo IPPMG. A reforma nos encanamentos de água também foi discutida, já que os canos precisam ser trocados, mas o prédio, por ser de 1953, precisar receber cuidados especiais principalmente na fachada.

O professor Antonio Ledo ainda chamou a atenção para o desejo de ter mais espaço para o Instituto, com uma possível nova unidade, para ser usada em conjunto com a já existente, além de querer informatizar o Instituto e se adequar às novas tecnologias de informação, ponto importante para o desenvolvimento do IPPMG.

Para encerrar, o diretor do Instituto, em processo de transição, agradeceu em tom de despedida a equipe que atuou em sua gestão, mesmo tendo ressaltado que não estava se despedindo.

• 27/04/2006 - CCS tem novo professor titular de Epidemiologia
• 20/04/2006 - UFRJ na Academia Brasileira de Ciências / Sem preconceitos para lidar com diversidade sexual na escola
• 13/04/2006 - Ciência respira aliviada / Epidemiologia na saúde mental