06.04.2006

HU inaugura laboratório
Por Mariana Granja

A cerimônia de inauguração do Laboratório de Infectologia e Parasitologia Molecular do Serviço de Patologia Clínica, ocorreu hoje, 6 de abril, na presença do coordenador do laboratório, professor Mariano Zalis, do decano do Centro de Ciências da Saúde professor João Ferreira e do professor Alexandre Cardoso, diretor do Hospital Universitário.

O professor Zalis explicou o funcionamento das diversas salas de trabalho e pesquisa. Mostrou onde ocorrerá o processamento de material biológico, apresentou salas “isoladas”, ou seja, que devem se manter fechadas para não haver vazamento de material, e falou, inclusive, como se deve entrar e sair dessas salas com segurança.

A seguir os três professores descerraram a placa inaugural do laboratório, junto aos olhares atentos dos alunos, professores e convidados. Alegando não ter experiência em inaugurações e discursos, o professor Mariano agradeceu a presença de todos, em especial a do decano do CCS que, segundo ele, superou problemas e liberou verbas para que esse dia fosse possível. “Esse é um marco para o Hospital e para mim, já que toda pesquisa básica aplicada poderá ficar no mesmo local”, acrescentou.

Após seu discurso, a palavra foi passada para o professor Alexandre Cardoso, que explicou a finalidade do Hospital Universitário: “O HU é um local de pesquisa, ensino e extensão, é o palco em que toda atividade se desenvolve. É preciso haver uma troca mútua entre pesquisa e ensino, e esse laboratório detém essas características”. O professor também exaltou a importância dos estudantes chamados de “força renovadora da Universidade”.

Explicando que “a pesquisa é essencial”, o professor João Ferreira falou de como houve a possibilidade de contribuição com o laboratório, enumerando seus parceiros, como o Ministério da Saúde, por exemplo. Também disse que os alunos, “motivo do trabalho, devem ser grandes pesquisadores e profissionais, pois estudam nesse local de grande importância”.

CCS é parceiro do Ministério da Saúde
Por Geralda Alves

A partir dos avanços na acessibilidade e qualidade de atendimento em saúde mental alcançados após o início da vigência da lei 10.216, de 6 de abril de 2001, o ministro da Saúde Saraiva Felipe firmou parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Centro de Ciências da Saúde - CCS. A iniciativa instituiu a Estratégia Nacional de Avaliação, monitoramento, supervisão e apoio técnico aos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS e outros serviços da rede pública de saúde mental com o objetivo que formulem e executem projetos de pesquisa e produção do conhecimento para aperfeiçoamento e qualidade dos CAPS.

A parceria com o Centro, na opinião do decano João Ferreira, vai possibilitar uma estratégia mais ampla para a Universidade, já que outras unidades também podem ser incluídas nesse projeto. A estratégia do documento é que os serviços da rede pública de saúde mental desenvolvam projetos que focalizem desde a acessibilidade, a organização dos serviços, a qualidade, a afetividade e a formação continuada dos profissionais que atuam na produção e qualidade de vida dos usuários envolvidos.

A assinatura das portarias, realizada dia 30 de março, em Brasília, entre o Ministério da Saúde e instituições de ensino, pesquisa e extensão, define também como parceiras as universidades Federal da Bahia (Instituto de Saúde Coletiva), Federal de Brasília (Instituto de Psicologia), Estadual de Campinas (Instituto de Saúde Coletiva), Universidade de São Paulo (Escola de Enfermagem) e Fundação Oswaldo Cruz (Escola Nacional de Saúde Pública).

• 30/03/2006 - A volta do "bandejão" / Inauguração do biotério de Farmacologia – desafio vencido
• 23/03/2006 - CCS ganha novos banheiros
• 16/03/2006 - O sonho vira realidade mas ainda não acabou /Centro de Ciência da Saúde faz homenagem a ex-decanos