Saúde em Foco
08.09.2005
Origem dos tumores pode estar na divisão de células-tronco
EFE
Globo Online 05/09/2005


BARCELONA - A origem de alguns tumores pode estar na divisão de células-tronco, diz um estudo realizado pelo Instituto de Investigação Biomédica da cidade de Barcelona (IRB-PCB) e que foi publicada na edição online da revista científica "Nature Genetics". O estudo mostra como a perda de função de alguns genes que controlam o destino das células que surgem da divisão das células-tronco embionárias pode ocasionar uma proliferação descontrolada, e desencadear ações que abalam o equilíbrio celular, fazendo com que se transformem em um tumor maligno.

O trabalho, que teve início no Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL na sigla em inglês), foi dirigido pelo espanhol Cayetano González, responsável pelo grupo de cientistas de Divisão Celular do IRB-PCB.

O estudo, que usou modelos da mosca Drosophila, se concentra na divisão celular do neuroblasto, a célula que dará origem ao neurônio.

Segundo os especialistas explicam, a divisão do neuroblasto resulta em dois tipos de célula, uma maior que é idêntica à célula-tronco e que se manterá armazenada para criar mais células, e uma menor que vai se diferenciar, no caso do neuroblasto, em um neurônio.

Neste processo, a célula-tronco se tornar assimétrica e agrupa determinadas moléculas, incluindo uma proteínas chamadas Miranda, Prospero e Numb, na zona onde começará a se formar a células especializada.

Segundo Cayetano González, "a nova células com as moléculas necessárias para iniciar novos programas genéticos dizem em que devem se especializar". Ele ressaltou que o estudo tem como foco conhecer o que acontece quando há uma interferência no processo de localização destas moléculas.

Notícias anteriores:

• 01/09/2005 - Pesquisas com células-tronco vão receber verba federal
• 25/08/2005 - Fundão reforça segurança
• 18/08/2005 - Brasil começa a produzir culturas de células-tronco embrionárias e neurais