Saúde em Foco
08.09.2005
Pesquisas com células-tronco vão receber verba federal
Jornal Extra 01/9/2005 - Editoria: Viva Mais

O governo anunciou ontem a lista dos 41 projetos de pesquisas envolvendo células- tronoco, adultas ou embrionárias, que contarão com financiamento federal. Com a iniciativa, será realizada a primeira experiência para desenvolver linhagens de células-tronco embrionárias humanas no país.
- Ao todo, foram escolhidos três projetos envolvendo pesquisas com células-tronco embrionárias. Um deles, de Goiás, tem o objetivo de desenvolver linhagens no Brasil - informou a coordenadora de Biotecnologia em Saúde, do Ministério da Saúde, Angélica Pontes, que integrou a equipe responsável pela escolha dos projetos.

Rio é agraciado

Para o cientista Antônio Carlos Campos de carvalho, da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos agraciados com o financiamento para pesquisas com células-tronco embrionárias, o Brasil tem grande necessidade de investir nesta área.
- Se o Brasil quer efetivamente se desenvolver na área de pesquisa de células-tronco embrionárias humanas, é fundamental que algum grupo do país possa desenvolver linhagens para melhorar o programa - defendeu o pesquisador, que usará linhagens derivadas de outras trazidas da Universidade de Harvard para pesquisar a diferenciação que ocorre com essas células no coração e no cérebro.