• Edição 085
  • 14 de junho de 2007

Cidade Universitária

O florescer da cidadania

Kareen Arnhold -Agência UFRJ de Notícias – Base Centro de Tecnologia

Em seu terceiro ano de existência, o Projeto Florescer Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) segue seu trabalho de educação, preservação ambiental e inclusão social, oferecendo a jovens estudantes, de famílias de baixa renda, a oportunidade de aprenderem uma profissão e de se inserirem na sociedade.

Criado através de uma parceria entre a Prefeitura Universitária e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), o Florescer tem a proposta de formar não apenas profissionais em jardinagem, mas, principalmente, cidadãos:

- O intuito não é que os alunos saiam jardineiros somente, mas que cada um desperte o interesse de continuar estudando, de crescer pessoalmente, de querer mais da vida - ressalta Beatriz Emilião Araújo, diretora do Horto da Prefeitura da UFRJ, professora de Jardinagem e coordenadora do Projeto.

Realizado de segunda à sexta, das 14 às 17 horas, o Projeto, através do Curso de Jardinagem, oferece aos alunos aulas teóricas, palestras, oficinas práticas (como as de arranjo floral e horta em PET, que lhes permite a absorção das técnicas de jardinagem e sua prática nas unidades do campus) e visitas ao Jardim Botânico, ao horto municipal Toledo Rizzini e a hortos comerciais.

Seu grande diferencial, no entanto, é a participação de várias unidades da universidade as quais - numa atuação conjunta entre professores, discentes e Prefeitura - possibilitam um ensino que vai além da técnica: nos sete meses de curso os alunos aprendem sobre informática, literatura, segurança no trabalho, doenças sexualmente transmissíveis e outros assuntos que permeiam seu universo.

Para Araújo, é este aprendizado completo que dá aos jovens novas perspectivas de vida e de mundo: "o saldo com o qual eles saem daqui é o de uma experiência profissional e de vida que eles não teriam se estivessem nas ruas e sem ocupação nenhuma".

Como surgiu o projeto

Foi para treinar os servidores da universidade postos para fazer trabalhos de jardinagem do campus e para ter disponibilidade das plantas sugeridas pelos projetos de paisagismo oferecidos às unidades da UFRJ, que surgiu o Projeto Florescer Fundão, do Horto da Prefeitura universitária.

De acordo com Beatriz Araújo, ele foi um incentivo ao oferecer às unidades as plantas (cultivadas no Horto) e o pessoal qualificado: "tendo mão-de-obra e material, a única coisa que restaria para as unidades arcarem seria a terra adubada. Isso causaria a redução do custo, tornando os projetos viáveis".

Com o tempo, o Florescer Fundão foi crescendo e deixou de beneficiar apenas os servidores da UFRJ e seus dependentes, os trabalhadores terceirizados que prestam serviços à universidade e os moradores da Vila Residencial do campus. Hoje, a oportunidade de capacitação é estendida para jovens de baixa renda e em situação de risco social, sendo a única exigência a de estarem matriculados em uma escola.

Iniciado no ano de 2005, o Projeto ainda não está fechado, de acordo com Beatriz, que afirma que a cada ano, com a experiência adquirida e com as necessidades, ele vai se adaptando e melhorando cada vez mais.