• Edição 082
  • 24 de maio de 2007

Cidade Universitária

Nova tecnologia em telefonia chega ao Fundão

O serviço de telefonia IP foi disponibilizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para 40 instituições, entre elas, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que, conectadas ao fone@RNP, podem se comunicar entre si por voz através da Internet.

Foi por mérito da RNP que, em 1991, mais de 300 instituições de ensino superior e de pesquisa foram inseridas em uma rede acadêmica nacional, a rede Ipê, que abrange os 26 estados da federação e o Distrito Federal.

Agora, com o fone@RPN mais vantagens foram adquiridas. Todos os aparelhos telefônicos tradicionais dentro da rede institucional podem ser conectados ao serviço, passando a receber e fazer chamadas através do fone@RPN. Assim, a UFRJ, por exemplo, conseguirá ampliar a quantidade de seus ramais telefônicos.

Além disso, este serviço traz benefícios financeiros, haja vista que ligações interurbanas entre aparelhos conectados ao fone@RPN são efetuadas a custos menores do que nos telefonemas realizados de forma tradicional.

Por fim, vale mencionar a mobilidade desse sistema. Um usuário cujo computador ou laptop tenha o software da telefonia IP pode configurar seu programa para receber ligações para o seu ramal, mesmo estando fora de sua instituição.

Informações adicionais sobre a utilização do fone@ podem ser adquiridas através do site http://www.rnp.br/voip/usar.html. O site também disponibiliza a lista completa de instituições participantes em http://www.rnp.br/voip/instituicoes/. Na UFRJ, o técnico responsável pelo serviço pode ser contatado pelo telefone 2598-3396