• Edição 083
  • 31 de maio de 2007

Cidade Universitária

ECO-Social no UFRJ Mar

Cultivo de hortas em PET gera renda e educação ambiental

Amanda Wanderley da Agência UFRJ de Notícias - Praia Vermelha

O Programa ECO-Social da Prefeitura da UFRJ (PU) ofereceu, durante a nona edição do UFRJ Mar, de 21 a 27 de maio, a oficina “Recicriar – a arte da reciclagem em garrafas PET”. Coordenada pela assessora de Educação Ambiental da prefeitura universitária, Maria Aparecida Moraes, o programa teve como objetivo passar a experiência do cultivo de hortas alternativas que promovem geração de renda e inclusão social em diversas unidades da universidade.

Mais de duas mil oficinas foram realizadas e mil mudas de ervas medicinais foram distribuídas para estudantes da rede escolar da cidade de Cabo Frio. Os jovens aprenderam também a confeccionar arranjos para decoração de festas, com Carlos Augusto Calixto da Comunidade Nova Holanda. Para Maria Aparecida, esse aprendizado contribui para consciência ambiental, a partir da reciclagem, além de gerar renda, com a venda do artesanato.

Durante todos os dias do evento, a importância do programa no combate a doenças, como a dengue, foi ressaltada. Maria Aparecida explicou que o aproveitamento de garrafas PET diminui o acúmulo das mesmas nos cursos fluviais e nas ruas, evitando enchentes e água parada, local com condições de vida para vetores de doença. “É o Eco-Social promovendo Educação Ambiental, geração de renda, inclusão social e mostrando sustentabilidade através de ações concretas”, comentou empolgada a coordenadora sobre o balanço do UFRJ Mar para o programa ECO-Social.