• Edição 083
  • 31 de maio de 2007

Cursos e Palestras

01 de junho – Sessão do Centro de Estudos do IPUB

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ promove no dia 01 de junho, às 9h, mais uma Sessão do Centro de Estudos. Dessa vez, o tema é: “Transtornos mentais e qualidade de vida”, que faz parte da Jornada de Saúde Mental e Qualidade de Vida, comemorativa dos 20 anos do CAD/IPUB. A mesa redonda aborda os seguintes tópicos: Transtorno do Estresse Pós-Traumático, com Ivan Figueira (UFRJ); Abuso de Substâncias, com Marcelo Cruz (UFRJ) e Doença de Alzheimer, com Jerson Laks (UERJ & UFRJ). O evento ocorre no auditório Leme Lopes.

O Centro de Estudos é coordenado pelo professor Elie Cheniaux e presidido pelo professor Marcio Versiani. O Instituto de Psiquiatria da UFRJ fica na avenida Venceslau Brás, nº 71, Fundos - Campus da Praia Vermelha.



04 de junho – Semana do Meio Ambiente do Centro de Tecnologia


Acontece nos dias 04, 05 e 06 de junho, de 10 às 16 horas, a I Semana do Meio Ambiente do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ), com o tema “Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente – os desafios do presente”.

O evento é uma comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente e tem como tema principal as questões ambientais do Estado do Rio de Janeiro. Há discussão de temas como energia, recursos hídricos, aquecimento global, lixo, reciclagem e inclusão social, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

A semana, realizada pela Decania do CT, tem como meta promover debates e reflexões sobre o papel da ciência e da tecnologia frente aos dilemas do meio ambiente hoje, além de possibilitar maior visibilidade às iniciativas, projetos e programas ambientais desenvolvidos por diferentes setores do Centro de Tecnologia.

A I Semana do Meio Ambiente conta com palestras, oficinas, atividades culturais, circuito ambiental, exposição de cooperativas e feira de projetos ambientais e de produtos orgânicos. Ainda acontece a inauguração do pomar do CT e o lançamento do programa Recicla CT, com concurso para eleição da logomarca.

Para participar das oficinas e do circuito ambiental, é necessário se inscrever, até dia 01 de junho, na Decania do CT (sala 08, bloco A, 2º andar), ou durante o evento, no estande da organização, no hall do bloco A.

Mais informações no site www.ct.ufrj.br ou nos telefones 2562-7008, 2562-7280 e 2562-7289.


05 de junho – Palestra sobre Anestesia Pediátrica no HU

Leonardo Gendzel, professor-assistente do Arkansas Children’s Hospital (EUA) vem ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), no dia 05 de junho, para uma palestra sobre Anestesia Pediátrica. O evento acontece no auditório Alice Rosa, das 15 às 17 horas, com a abordagem dos temas Anestesia para videolaparoscopia em pediatria e Alternativas no manuseio das vias aéreas em pediatria.