• Edição 081
  • 17 de maio de 2007

Cursos e Palestras

28 de Maio - Curso para Formação de Examinadores para o Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS)



O Programa CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar) mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), promove, em 28 e 29 de maio, o Curso para Formação de Examinadores para o Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS).

Com o objetivo de habilitar os participantes a avaliar os sistemas de gestão das organizações segundo os critérios de avaliação do PNGS, o curso também possibilita aos participantes a inscrição na banca examinadora, se considerados aptos pelos instrutores e pelo CQH.

O curso, ministrado por Ivana Mara Rodrigues da Silva, do Núcleo de Planejamento e Gestão do Hospital das Clínicas da FMUSP, e Elizabete Cantarela, ambas membros do Núcleo Técnico do CQH, é voltado a profissionais da área de saúde em geral interessados em gestão no setor.

O evento será realizado na APM, Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo – SP e as vagas são limitadas.

Outras informações (11) 3188-4213 ou cqh@apm.org.br



1 e 2 de Junho – II Curso de Geriatria para o Clínico


A Hipertensão Arterial é uma doença comum e mal tratada. Estima-se que 30 milhões de brasileiros sofram desta doença, sendo que metade não sabe que tem a doença, 25% sabem, mas não tratam e apenas 25% tratam adequadamente.

O Dr. Abrão José Cury Jr., presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e um dos coordenadores do evento, enfatiza que o tratamento da hipertensão no idoso deve começar com medidas não-farmacológicas, como dieta saudável, atividade física, fim do tabagismo e abstenção de bebidas alcoólicas. “Ao se optar por medicamentos, é preciso tomar cuidado com a polifarmácia, com outras patologias e facilitar a posologia”, finaliza o médico.

O curso ocorrerá dias 1 e 2 de Junho, das 8h às 18h, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Alameda Santos, 85), São Paulo/SP.

Mais informações no site: www.clinicamedicaonline.com.br