• Edição 080
  • 10 de maio de 2007

Cursos e Palestras

14 de Maio – Gestão ambiental e resíduos sólidos


A Divisão de Assuntos Gerais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho realiza Palestra sobre Gestão Ambiental e Resíduos Sólidos, no dia 14 de maio, às 10h, com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc.

A palestra será no Auditório Alice Rosa, 12º andar.


15 de Maio – Sistema de gestão ambiental


O engenheiro Carlos Almeida (COPPE/Oceania) fala, às 10h, sobre o Sistema de Gestão Ambiental no Laboceano, no Auditório Halley Pacheco, 8º Andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão.

A palestra é promovida pela Divisão de Assuntos Gerais do Hospital e a entrada é franca.


19 de Maio – Drenagem linfática


A Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) oferece o curso de Drenagem linfática para massoterapeutas nos dias 19, 20 e 26 de maio, das 8h as 12h e das 13h30 as 17h30.
Mais informações pelo telefone: (21)2109-2626 ou AFR: www.afr.org.br

 


21 de Maio - Palestra gratuita sobre tratamento de câncer de tireóide


No dia 21 de Maio de 2007, às 20 horas, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Al. Santos, 85), em São Paulo (SP), a Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear realizará a palestra gratuita Utilização de TSH Recombinante, utilizado no tratamento de câncer de tireóide.

Dirigida a médicos e profissionais da saúde, a palestra será ministrada pela Dra. Marília Marone, médica nuclear da Santa Casa de São Paulo, e pela Dra. Rosalinda Asato, médica da Unidade de Tireóide da Disciplina de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A palestra é gratuita e as vagas são limitadas. Para fazer a inscrição é preciso telefonar para (11) 3262-5438, ou enviar e-mail para: sbbmn@uol.com.br .


22 de Maio - III Jornada de Intercâmbio de Trabalhos


O Serviço Social vai realizar a III Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área da Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O evento acontecerá no dia 22 de maio, a partir das 8h, no Auditório Halley Pacheco, que fica no 8° andar do HUCFF na Ilha do Fundão.

 


22 de Maio - 13ª Conferência Nacional de Saúde: Para onde vamos?


O Instituto de Estudo em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ) promove mesa redonda sobre assuntos relacionados ao direito à saúde e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento ocorrerá dia 22 de maio, às 9 horas, no auditório do IESC, localizado na Praça Jorge Machado Moreira, 100. (ao lado da Prefeitura Universitária) - Cidade Universitária da UFRJ - Ilha do Fundão.

Os debatedores presentes serão Eduardo Stotz (ENSP/FIOCRUZ), Maria Inês de Souza Bravo (FSS/UERJ) e Sara Granemann (ESS/UFRJ). Informações pelo telefone (21) 2598-9328 e e-mail iesc@iesc.ufrj.br .


25 de Maio - III Fórum de Linguagem


O III Fórum de Linguagem sobre Clínicas de Linguagem ocorrerá no dia 25 de maio, de 8h às 17h, no Salão Pedro Calmon, situado no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Palácio Universitário da Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250, 2º andar, Urca – RJ.

Serão discutidos os seguintes temas: “Cuidado em Saúde: Medicalização e/ou desinstitucionalização (Paradoxos do ato de cuidar)”, apresentado por Dr. Emerson Merhy (Médico Sanitarista UNICAMP e UFRJ); “A Clínica e a Formação Profissional”, por Laura Feuerwerkwe (Médica Saúde Pública), Paula Cerqueira (Psicóloga IPUB/UFRJ) e Victoria Brant (Pedagoga NUTES/UFRJ); e “Clínicas da Linguagem”, por Marcus André Vieira (Psiquiatra PUC/RIO), Maria Eduarda Costa Pereira (Psiquiatra UNICAMP), Mônica Rocha (Fonoaudióloga FM/UFRJ) e Eduardo Passos (Psicólogo UFF).

O evento é organizado pelos professores Mônica Rocha, Cláudia Drummond, Vânia Pavão e Maria Paula Cerqueira, do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina/UFRJ.


28 de Maio - Curso para Formação de Examinadores para o Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS)


O Programa CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar) mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), promove, em 28 e 29 de maio, o Curso para Formação de Examinadores para o Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS).

Com o objetivo de habilitar os participantes a avaliar os sistemas de gestão das organizações segundo os critérios de avaliação do PNGS, o curso também possibilita aos participantes a inscrição na banca examinadora, se considerados aptos pelos instrutores e pelo CQH.

O curso, ministrado por Ivana Mara Rodrigues da Silva, do Núcleo de Planejamento e Gestão do Hospital das Clínicas da FMUSP, e Elizabete Cantarela, ambas membros do Núcleo Técnico do CQH, é voltado a profissionais da área de saúde em geral interessados em gestão no setor.

O evento será realizado na APM, Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo – SP e as vagas são limitadas.

Outras informações (11) 3188-4213 ou cqh@apm.org.br