• Edição 078
  • 26 de abril de 2007

Microscópio

I Simpósio de Labofise na Escola de Educação Física

Priscila Biancovilli

Nos dias 3 e 4 de maio, a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ sedia o I Simpósio de Labofise (Laboratório de Fisiologia do Exercício), cujo tema é "A Mulher e a Atleta: Saúde, Nutrição e Treinamento".

Segundo a professora Fátima Palha de Oliveira, professora da Escola de Educação Física e coordenadora do Simpósio, o tema A Mulher e a Atleta "visa evidenciar a estreita relação entre estes dois papeis exercidos pela mulher, que ao se tornar uma atleta sofre pressões sociais dos dois 'mundos'. Um bom exemplo seria o fato de que, como mulher, ela deseja ser bonita e, como atleta, necessita alcançar padrões físicos delimitados pela modalidade desportiva."

O objetivo do encontro, além de discutir estas questões, visa compartilhar com a comunidade científica a produção acumulada nesta linha de pesquisa. De acordo com Fátima, "existem outros grupos interessados em reproduzir este conhecimento. Por isso promovemos o
evento".

Dentro do tema, a preocupação principal do Simpósio é mapear a Síndrome denominada Tríade da Mulher Atleta (TMA), que é silenciosa e quando instalada pode causar sérios danos, como transtorno do comportamento alimentar, disfunções menstruais e osteoporose.

Problemas de Mulher Atleta

A atividade física promove inúmeros benefícios à saúde, isto é verdade incontestável. No entanto, os atletas, e, de maneira diferenciada, as mulheres atletas, devem tomar certos cuidados para evitar problemas. "De um modo geral, as atletas têm necessidades nutricionais diferenciadas das mulheres não atletas. A deficiência de nutrientes, vitaminas e minerais, que nem sempre são repostas nas condições adequadas ao desgaste que o treinamento físico promove, pode causar danos à saúde e ao desempenho destas atletas.", explica a professora.

Existem atividades físicas que, inclusive, podem desencadear a TMA. "Em modalidades desportivas em que a leveza do movimento é determinante para a pontuação e resultado, ou mesmo, para que a atleta atinja categorias favoráveis (peso mais baixo), as atletas precisam adotar uma dieta hipocalórica. Nestas condições alimentares a Tríade da Mulher Atleta tem o ambiente ideal para se instalar.", afirma Fátima.

O evento

O Simpósio terá várias conferências sobre mulheres atletas, considerando "Gestão e Treinamento", a "Inserção da Mulher nos Jogos Olímpicos", e também serão apresentados resultados de teses em andamento, relativos a problemas de hiper e hipo tireodismo, e também de obesidade.

Um enfoque mais social será dado pela professora Eliane Romero, que falará sobre a inserção da mulher na sociedade e sua formação cultural. A professora Margaret Toohey Costa, especialista em Olimpismo da California State University, também comparecerá ao evento. Além disso, haverá uma homenagem à nadadora Maria Lenk.

Este evento tem o apoio da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e da Escola de Educação Física da UFRJ (EEFD).

O que é Labofise

O Laboratório de Fisiologia do Exercício estuda a função de todos os órgãos e sistemas fisiológicos durante as atividades físicas, desde o nível molecular até o de organismos completos ou populações de indivíduos. Trata-se de um dos grupos que compõe o Instituto Virtual do Esporte (IVE), uma iniciativa que concentra diversos grupos de pesquisa em esportes em um instituto virtual. Dentro dele, o laboratório desenvolve três projetos: "Aspectos fisiológicos do treinamento feminino", "Avaliação da capacidade funcional por ergoespirometria" e "Perfil cineantropométrico de escolares – talento desportivo".