• Edição 075
  • 12 de abril de 2007

Microscópio

UFRJ larga na frente com Projeto Piloto de Coleta Seletiva

Kareen Arnhold – Agência UFRJ de Notícias – Centro de Tecnologia

A coleta seletiva de lixo tem sido discutida em vários setores da sociedade, principalmente nas instituições públicas federais - que, pelo decreto Nº 5.940, instituído em 25 de outubro do ano passado, têm a obrigatoriedade de implantar tal sistema. Trata-se de um processo indispensável ao desenvolvimento do país, tanto em relação a melhorias ambientais e de vida, quanto a um maior aproveitamento econômico.

Tendo tal importância em mente, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal de Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) dá mais uma demonstração de responsabilidade social ao promover, entre os dias 9 e 13 de abril, o RECICLA COPPE - I Semana Educacional de Coleta Seletiva.

O evento inaugura na UFRJ o Projeto Piloto de Coleta Seletiva, que incorpora a importante função de articular a dimensão acadêmica com a responsabilidade social e ambiental, e implementar um sistema de coleta eficiente e permanente, o qual possa ser referência para as outras unidades do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ) e da universidade como um todo.

Desenvolvida pela Assessoria de Sistemas da Qualidade da Coppe, a iniciativa do projeto visa a implementação de processos educativos em relação ao lixo produzido dentro da universidade, ao seu processo de gerenciamento e ao seu destino.

De acordo com Rosane Mara Muniz, assessora de Sistemas da Qualidade, “o intuito do projeto piloto é introduzir metodologias de gerenciamento de materiais, cujo destino final precisa ser equacionado de maneira adequada e responsável, suscitando mudanças comportamentais e organizacionais”.
 
A Assessoria de Sistemas da Qualidade (ASQ), subordinada à Diretoria de Administração e Finanças da Coppe/UFRJ, tem a finalidade de planejar, orientar e controlar a execução das atividades relacionadas aos sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiental e de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, para garantir, além do bem estar e da responsabilidade social, um nível de trabalho compatível com a excelência acadêmica da unidade.

Para obter maiores informações e ver a programação da I Semana Educacional de Coleta Seletiva na COPPE/UFRJ, basta entrar em contato pelos telefones 2560-8320 / 2562-8473.