Cartas
23.03.2006

Sobre a Mulher
14/03/2006

"Prezada Geralda:

Vi todo o boletim sobre o Dia Internacional da Mulher, muito bom. Obrigada e parabéns para vocês."

Maria do Carmo Borges de Souza
Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia
Responsável pelo Setor de Reprodução Humana do Instituto de Ginecologia

Prof. Francisco Duarte - Grande Mestre
21/03/2006

Abaixo, segue para conhecimento do Corpo Social do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), mensagem que a Profª Helena Ribeiro Lagreca encaminhou, em nome do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, para ser divulgada em homenagem ao Prof. Francisco Duarte, recentemente falecido.

Grato pela atenção,
Edmilson Silva
Assessor de Imprensa

"Francisco Duarte Guimarães Neto nasceu em Salvador, Bahia em 28/09/1932 e faleceu em 13/03/2006 no Rio de Janeiro. Filho de Nestor Duarte, Prof. de Direito da UFBa, Deputado Constituinte em 1946, intelectual e político progressista, Francisco conviveu desde sempre com as vertentes intelectual, política e científica do conhecimento.

Formou-se em Medicina em 1958 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ.Seu curso iniciou-se na Bahia. A necessidade de tratamento da poliomielite contraída na Bahia durante seu curso médico, o trouxe ao Rio de Janeiro, ao Instituto de Neurologia Deolindo Couto (UFRJ).Em 1959 ingressa no Hospital dos Servidores do Estado (HSE / IPASE), onde a convivência com profissionais de variadas especialidades e da mais alta competência, aliada a sua inteligência, persistência e busca constante pelo conhecimento inicia sua atuação profissional como excelente diagnosticista e um generoso e amoroso professor de medicina e de lições de vida. Sua vida já é uma lição.

Seus ensinamentos em patologia e particularmente em neuropatologia foram uma dádiva para quem os usufruiu. Colegas de trabalho, médicos, residentes, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos, do HSE, da Beneficiência Portuguesa, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) foram particularmente abençoados com seus ensinamentos e sua presença. Mas não só estes. O Brasil teve um patologista que formou gerações de profissionais competentes. O Brasil teve um neuropatologista que sempre difundiu ciência e arte com sabedoria, generosidade e amorosidade.

Médico do HSE, sócio do CBP, neuropatologista referência de tantos patologistas, neurologistas e neurocirurgiões,foi no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFRJ que Francisco Duarte partilhou tão amplamente sua liderança e competência. Sua carreira foi brilhante. Prof. Auxiliar. Prof. Assistente. Prof. Adjunto. Prof. Titular. Coordenador em todas as atividades no ensino de graduação e pós-garduação. Chefe de Serviço. Chefe de Departamento. Vice Diretor da Faculdade de Medicina.

Mestre dos mestres. Amigo. Saudoso Mestre-amigo. Persistência da memória.


Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFRJ"


Notícias anteriores:

• 22/09/2005 - Fonoaudiologia
• 15/09/2005 - Pesquisa clínica