Cartas
15.09.2005

Pesquisa Clínica

Prezados Colegas,

"Foi com muito prazer que soube da excelente notícia de que o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) foi um dos oito hospitais universitários do Sul/Sudeste agraciados com recursos dentro da competição para a implantação de Unidades de Pesquisa Clínica, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a FINEP (www.finep.gov.br).
Trata-se de uma vitória das mais expressivas dos pesquisadores do Hospital do Fundão, muito bem conduzidos pelo coordenador da CIC (Coordenação de Investigação Científica), Dr. Armando Nogueira, a quem devemos homenagear como pesquisador principal do nosso projeto. Este centro virá se juntar a diversos outros projetos em desenvolvimento no HUCFF e que resultarão na implantação de uma excelente infra-estrutura para pesquisa.
Decerto eles garantirão a liderança da UFRJ na importante área da pesquisa clínica. Quero destacar entre os diversos projetos o Centro de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Parasitárias (Cepedip), com recursos do Ministério da Saúde, em final de construção no 4º andar, o Programa Acadêmico de Tuberculose do IDT (Instituto de Doenças do Tórax), em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a FINEP, em construção no 6º andar e o Laboratório de Nutrologia, em fase final de instalação no 4º andar.
Aproveito para informar dois aspectos relatados durante o Encontro Nacional de Pós-Graduação 2005, realizado na semana passada em Aracaju, e que julgo muito importantes: o primeiro foi a observação feita pelo Presidente da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Prof. Jorge Guimarães, de que a Medicina suplantou, em 2004, a Física como a área que mais publicou artigos completos indexados pelo Institute for Scientific Information (ISI). A Medicina experimentou um dos crescimentos mais fantásticos de produção científica nos últimos 10 anos, que coincidiu justamente com a implantação de um sistema de avaliação rigoroso nas áreas médicas da CAPES. A conclusão, óbvia, é a de que o rigor na avaliação, baseada nos princípios do mérito acadêmico, certamente conduz a uma maior produtividade e competitividade. A segunda observação foi apresentada em interessante estudo feito pelo Prof. Jair Mari, representante da Grande Área da Saúde no Conselho Técnico Consultivo da CAPES: este demonstrou ser a UFRJ a segunda Universidade de pesquisa do país na área de Saúde e Ciências da Vida, perdendo apenas para a USP. Este fato é certamente motivo de orgulho para todos nós."

José Roberto Lapa e Silva
Coordenador de Pesquisas do Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa


"Parabéns, Armando e todo o corpo de pesquisa clínica do HUCFF por mais essa vitória. Parabéns, Lapa pela forma feliz, integrada e competente que você e seu grupo vem conduzindo a pesquisa no IDT e pelas notícias alvissareiras a respeito da nossa Pós (Faculdade Medicina)."

Um abraço
Lea Mirian B. da Fonseca
Faculdade Medicina


"Prezado Armando,Parabéns por ver seus esforços coroados."

Um forte abraço,

José Egídio e o Grupo do Serviço de Nutrologia
Adolpho, Vera, Lenita, Lameu e Valéria.



Notícias anteriores:

• 01/09/2005 - Música é terapia:Cancioneiros do IPUB
• 25/08/2005 - LEISHMANIOSE