Cidade Universitária
08.12.2005

Mais segurança no Fundão
Por Taísa Gamboa


Três guaritas blindadas, que fazem parte do novo Plano de Segurança da UFRJ, deverão estar prontas ainda esta semana, nas principais entradas do campus. O objetivo do reforço, de acordo com o prefeito da cidade universitária, Hélio de Mattos, é monitorar todos os veículos que passam diariamente pelo Fundão. Para isso, as cabines contarão com cinco vigilantes, um sistema ligado ao 17 BPM e câmeras de identificação.

O sistema passará por uma fase de testes nos três próximos meses, quando há uma menor circulação de carros. Além das guaritas fixas, na prefeitura, no Centro de Tecnologia (CT) e no Hospital Universitário, serão instalados sistemas de registro para identificação dos veículos e cancelas nas proximidades da prefeitura e do CT. O cadastramento de veículos já está em funcionamento, via internet (www.sapros.ufrj.br.br), mas segundo Mattos, até agora apenas 4.500 veículos foram cadastrados, em um universo de mais de 20 mil.

As empresas prestadoras de serviço com seus respectivos trabalhadores e veículos também serão cadastradas pela prefeitura. Mesmo assim, visitantes ou pessoas não cadastradas poderão se identificar na guarita. "Ninguém vai ser impedido de entrar na universidade, apenas saberemos quem está circulando" afirma o prefeito.

Além do reforço, vigilantes federais da cidade universitária voltarão a ter direito ao porte de armas em serviço. Proibidos de usar armas desde o fim de agosto, por causa do Estatuto do Desarmamento, os cerca de 90 vigilantes estão passando por testes finais para a volta do porte.


Notícias anteriores:

• 01/12/2005 - Fundão ganha quartel do Corpo de Bombeiros
• 24/11/2005 - Canteiro de obras da unidade dos bombeiros do Fundão será aberto na próxima quinta-feira
• 17/11/2005 - Relatório técnico preliminar sobre abastecimento de água no CCS