Cidade Universitária
17.11.2005
Relatório técnico preliminar sobre abastecimento de água no Centro de Ciências da Saúde

O presente relatório tem por objetivo comunicar os assuntos tratados na primeira reunião da comissão técnica constituída para diagnosticar as possíveis causas dos problemas relacionados ao abastecimento irregular de água tratada nos laboratórios do Centro de Ciências da Saúde e propor medidas para sua solução, em curto prazo.

Para melhor compreensão do problema reuniram-se em 09/11, por determinação do Prefeito da UFRJ, O Engo. Judas Tadeu (EPLAN-CCS), Engo. André Barbosa (Dired-PU} e Arq. Ivan Carmo (PU). Nessa ocasião foi apresentada a resposta da CEDAE ao documento enviado pela PU solicitando avaliação da pressão de distribuição de água na alimentação do CCS. O documento informa pressões suficientes para a distribuição ao longo de horários de maior ou menor demanda. Além disso, a mesma rede de distribuição atende, posteriormente,às demais unidades consumidoras do campus, sem relatos semelhantes.

O Engo. Tadeu relatou que eventos semelhantes já foram verificados no CCS ao longo de outros períodos anteriores e foram solucionados espontaneamente ou com a adoção de medidas que pudessem melhorar o desempenho do sistema, sem, contudo, identificar as causas com precisão. Além disso, explicou como funciona o sistema interno de distribuição nos blocos. Tal formato aliado ao aumento constante da demanda em novos laboratórios pode explicar a diminuição da oferta de pressão.

Segundo Tadeu, nos últimos anos toda a alimentação principal (fundos do CCS) foi progressivamente substituída por PVC, que, a princípio, reduz a possibilidade de esclerose nos tubos. Resta a substituição da alimentação do bloco ”L”.

Após as discussões foram propostas tarefas com o objetivo de levantar dados e informações para a verificação das pressões informadas pela CEDAE e do seu comportamento pós-medição.

A PU ficou responsável pelas seguintes tarefas:

Medição das pressões após o hidrômetro, ao longo de um dia inteiro, para conhecer o perfil de fornecimento da CEDAE e levantamento dos desenhos técnicos no ETU para entendimento do projeto original.

A primeira tarefa (medição) foi executada no dia 10 de novembro pela equipe da DIRED-PU e obteve os seguintes resultados:

Todas as pressões medidas estão compatíveis com fornecimento normal e capazes de abastecer, com conforto, todo o prédio do CCS no que diz respeito às colunas.

Diante disso, passamos a procurar soluções internas de abastecimento que garantam distribuição equilibrada da pressão.

Arquiteto Ivan Carmo ( Vice Prefeito)

Engenheiro Judas Tadeu ( Decania do CCS)

Engenheiro Andre Barbosa ( Divisão de Redes da Prefeitura da UFRJ)

Notícias anteriores:

• 03/11/2005 - Simulação de desvio de trânsito no campus da Cidade Universitária
• 03/11/2005 - Cadastramento de veículos
• 27/10/2005 - Corpo de bombeiros no Fundão