Argumento
17.11.2005
Branco ideal
por Beatriz Padrão
 
Os padrões de estéticas atuais valorizam além do corpo em forma, um belo sorriso. Com o surgimento de técnicas de clareamento artistas passaram a exibir dentes branquinhos na telinha, e a maioria do seu público passou a querer também. Mas existem produtos que são verdadeiras armadilhas, pois ao invés de clarear, pintam os dentes.

A professora colaboradora da Faculdade de Odontologia, Adriana Bordalo, afirmou que os cremes dentais clareadores e fitas de clareamento possuem substâncias altamente abrasivas como o dióxido de titânio. Ela ressaltou que só se deve fazer clareamento com supervisão de um profissional da área de odontologia, porque o processo não envolve cosméticos como a mídia afirma, mas compostos que precisam ser utilizados em porcentagens específicas e individuais, que só dentistas sabem precisar.

Alguns dentes são mais amarelos que outros naturalmente. Os dentes amarelados reagem melhor ao clareamento, já os amarronzados ou acinzentados, raiados ou mosqueados - devido à tetraciclina ou excesso de flúor - podem não clarear uniformemente. A cor natural pode ser alterada por muitos fatores:

  • O processo natural de envelhecimento
  • Tabaco (fumar ou mascar), café, chá ou vinho tinto, e ingerir alimentos pigmentados como frutas vermelhas
  • Acúmulo de placa ou depósitos de tártaro
  • Ingestão excessiva de flúor (mais de duas partes de flúor por milhão de partes de água) quando os dentes estão se formando
  • Tratamento com antibióticos a base de tetraciclina durante a infância
  • Trauma nos dentes pode causar coloração marrom, cinza ou preta
As técnicas de clareamento são realizadas de uma dessas maneiras:

Procedimentos clareadores que modificam a cor natural dos dentes, deixando-os com tons de cinco a sete vezes mais claros. Tanto o clareamento realizado no consultório, quanto aquele realizado em casa, com uma moldeira utilizam os princípios ativos: peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio a concentrações de 10 a 22%, que ajudam na remoção das manchas superficiais ou profundas. Há diferenças de custo entre os diferentes procedimentos.

Uma sessão de clareamento ativada por luz no consultório do dentista, pode custar por volta de R$ 700, e seus resultados são dentes muito mais brancos, instantaneamente. Porém, após um ano comendo e bebendo normalmente (café, chá, refrigerantes), os dentes podem perder ligeiramente a cor e novas manchas aparecerem. Entretanto, isso é rapidamente resolvido com uma revisão do dentista.


moldeira

Uma moldeira personalizada criada pelo seu dentista para clarear os dentes em casa, deve ser usada durante muitas horas durante o dia, ou durante a noite por duas semanas. Quando se observa novas manchas, deve apenas usar a moldeira novamente por uma ou duas noites para removê-las.

Produtos vendidos sem receita em farmácias para clarear os dentes incluem moldeiras que moldam após aquecer e morder, gel alvejante aplicado por um pincel, e fitas de clareamento com preços mais acessíveis, mas a professora Adriana alertou que esses métodos não possuem eficácia nem segurança comprovadas e julga que o melhor processo é uma sessão com luz no consultório e a continuação do clareamento com a moldeira em casa.

“Durante o tratamento o paciente deve ir uma vez por semana ao consultório para acompanhamento. O dentista vai dar a seringa com o líquido clareador, que irá durar sete dias. Caso ocorra sensibilidade a moldeira poderá ser usada por um tempo mais curto ou poderá ser usado um creme dental para dentes sensíveis que contém citrato de potássio e que ajuda a acalmar as terminações nervosas”, acrescentou Adriana.

A maioria dos clareamentos não são permanentes. Não fumantes que não tomam café ou chá, freqüentemente não observam a alteração na coloração dos dentes depois do clarearemento, até por cinco anos. Seus resultados dependerão dos hábitos e dos alimentos ingeridos.

Não recomenda-se clareamento nos seguinte casos:

  • doença da gengiva, dentes com esmalte desgastado, cáries ou dentes sensíveis em particular.
  • gravidez ou amamentação
  • coroas da cor do dente, jaquetas ou qualquer outro tipo de restaurações nos dentes frontais

A alternativa para quem não pode fazer clareamento é a faceta laminada, que são camadas finas de porcelana ou de plástico coladas na face frontal dos dentes. Para dentes extremamente descorados, lascados ou disformes, proporcionam um sorriso durável e agradável. Facetas laminadas são difíceis de serem manchadas.


Notícias anteriores:

• 10/11/2005 - O vencedor da Jornada Giulio Massarani
• 03/11/2005 - Assistência, Educação e Conhecimento
• 27/10/2005 - Saúde em revista