Saúde e Prevenção
22.09.2005
Mente sã, corpo são
por Vanessa de Araújo

"Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão suscetíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente".

Hipócrates

Em meio ao corre-corre da vida moderna, a prática regular e orientada de exercícios físicos configura-se vital para a saúde física e psicológica de cada indivíduo. Pessoas ativas resistem mais a doenças, são mais autoconfiantes e menos estressadas.

A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição, o raciocínio, a qualidade de vida em geral.

Partindo desse pressuposto, a Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ oferece vários projetos de incentivo à prática esportiva, como aulas de Natação, Hidroginástica, Pólo aquático, Capoeira, Esgrima, Escalada, Judô, Karatê, Boxe & Cardioboxe, Ginástica geral e Musculação.

Em entrevista ao Olhar Virtual, o professor Mauro de Santa Maria, diretor técnico do Projeto Musculação, destacou a importância da atividade física no controle, tratamento e prevenção de doenças como obesidade, diabetes, cardiopatia, artrose, artrite e hipertensão. “A atividade física é muito importante. Do ponto de vista físico, previne as doenças de forma natural”.

Coordenado pelo Professor Álvaro Barreto, o Projeto intitulado Musculação Comunitária é desenvolvido no Departamento de Ginástica da EEFD e destina-se a professores, alunos, funcionários e comunidades próximas ao campus do Fundão.

Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e o condicionamento físico das comunidades interna e externa, que pagando uma pequena taxa semestral, usufruem uma academia completa, com aparelhos especializados e orientação de monitores e estagiários supervisionados.

Bruno Gomes, 27 anos, aluno do CCS, elogiou a qualidade e o baixo custo do projeto: “Essa academia não deixa nada a desejar se comparada às demais. Muito pelo contrário. Temos um espaço amplo e bem equipado pagando bem baratinho. É perfeito!”.

Guilherme Rodrigues, atleta e estagiário do projeto, foi mais além. “Aqui nós estamos praticando o que aprendemos nas aulas. Não somos apenas mão de obra barata como nas outras academias. Aqui, monitores e estagiários acompanham de perto cada aluno, suas necessidades específicas e evolução. Duvido que exista outro lugar assim”.

Apesar de auto-sustentável, o Projeto Musculação Comunitária conta com o apoio da Fundação José Bonifácio. O caráter prático da musculação não elimina o processo de construção teórica pertinente ao processo acadêmico. “Realizamos pesquisas e trabalhos científicos, sempre buscando elevar o nome da UFRJ”, afirma o professor Mauro de Santa Maria.

Atualmente, cerca de 80 alunos estão inscritos no projeto. A maioria possui entre 25 e 40 anos e está matriculada em algum curso da universidade, seja de graduação ou pós-graduação. A academia funciona todos os dias da semana, de 7 às 20 horas, com alguns intervalos. Para mais informações, acesse a página www.eefd.ufrj.br.


Dicas para escolher a melhor academia:

  • Procure uma academia que ofereça serviços de avaliação física periódica e extendida a todos os alunos.
  • Analise a atuação e o comprometimento dos professores. Se eles corrigem os exercícios, dão atenção a todos os alunos, etc.
  • Veja se as atividades são orientadas e acompanhadas por instrutores.
  • Verifique o estado de conservação dos equipamentos.
  • Verifique se além de estagiários, a academia conta com professores já formados em Educação Física.

Notícias anteriores:

• 15/09/2005 - Câncer ou hiperplasia?
• 08/09/2005 - Alergia