Saúde e Prevenção
08.09.2005

Alergia
por Ricardo Danziger

A alergia, problema encarado por tantas pessoas, nada mais é que uma reação exagerada do organismo a substâncias estranhas. Ela é causada por insetos e fungos presentes na poeira das residências. “Engana-se quem acha que os causadores da alergia estão na sujeira das ruas e locais públicos: estes gostam de clima úmido e escuro. Assim, se instalam na casa das pessoas”, afirma doutor Alfeu Tavares França, médico do Setor de Imunologia do Hospital Universitário e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ.
Segundo ele existem três principais tipos de alergia. O primeiro deles é a urticária, que gera subitamente, manchas vermelhas na pele e muita coceira pelo corpo.
Outro tipo é a asma, reação inflamatória nos brônquios, localizados nos pulmões. Os sintomas são tosse, chiado no peito e falta de ar. È importante lembrar que a asma não pode ser considerada idêntica à bronquite. Além disso, enquanto a primeira tem maior incidência entre os jovens, a segunda apresenta maior número de casos entre os idosos.
Por fim, o caso mais comum é a rinite alérgica. Esta representa uma inflamação na mucosa nasal, ou seja, na parte interna do nariz do doente. Seus sintomas são espirros, corrimento nasal, coceira no nariz e constantes entupimentos.
É necessário alertar que, tanto a asma quanto a rinite tem maior incidência no inverno, já que os fungos e insetos causadores se instalam nas casas das pessoas, e no frio dessa estação, todos procuram permanecer mais tempo em casa para se aquecer. Além disso, o resfriado, que ataca mais nessa época, agrava o quadro de alergia do enfermo.
Para o doutor Alfeu o tratamento de qualquer um dos tipos alérgicos é fácil, não sendo assim necessário que ninguém se desespere se apresentar algum dos sintomas relacionados. “Uma boa forma de evitar os riscos é sempre fazer faxinas eficientes em casa, retirando o máximo possível de poeira”, conclui.