• Edição 208
  • 11 de março de 2010

Agenda

11 de março

Reinício das aulas de ioga no Hospital Universitário

Nesta quinta-feira, 11 de março, recomeçaram as aulas de ioga no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. A atividade, ministrada pela voluntária Maria Bernadete Tavares Soares, é realizada na sala de Humanização, localizada no 9º andar do HUCFF (Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária). As aulas ocorrem às quintas-feiras, no horário das 12h. 

As aulas são abertas ao público. A ioga é recomendada para todas as idades. Mais informações através da Comissão de Direitos do Paciente, telefone (21) 2562-2188. 


13 de março

Apresentação sobre Gripe e Vacinação

No sábado, dia 13 de março, será realizada uma reunião da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), com a presença de lideranças médicas do Estado e do Dr. Alexandre Chieppe, Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.

O especialista fará uma apresentação intitulada “gripe e vacinação”, com ênfase na primeira fase da campanha, iniciada dia 8, com a imunização de profissionais de saúde e populações indígenas, que possuem maior risco de serem infectados pela doença.

O evento ocorre na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ), na Avenida Mem de Sá, 197, no Centro. Para mais informações, o telefone da SMCRJ é (21) 2507-3353. 


16 de março

Nova diretora na Escola de Enfermagem

No próximo dia 16, às 16h, Neide Aparecida Titonelli Alvim será empossada como nova diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), ao lado de Silvia Tereza Carvalho de Araújo, vice-diretora. A cerimônia será realizada no Pavilhão de Aulas da própria Escola de Enfermagem - Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, Rio de Janeiro-RJ.

Neide Aparecida e Silvia Tereza foram eleitas no ano passado representando a chapa União e Força, única inscrita no pleito realizado nos dias 10 e 11 de novembro. Foram promovidos três debates com a chapa, o último dos quais ocorreu em Macaé, onde a unidade. O sistema de votação foi o paritário.

 


18 de março

Abertura do Programa de Pós-graduação

O Programa de Pós-graduação em Associação entre a UFRJ, Uerj, Uff e Fiocruz, que forma parceria entre as instituições de ensino para oferecer cursos, terá início no dia 18 de março. A cerimônia de abertura ocorre às 9h, no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), na Praça da Prefeitura, 100. O reitor Aloisio Teixeira e a coordenadora do programa Marisa Palacios estarão presentes para receber os dirigentes de todas as instituições envolvidas no programa.

Em seguida, a primeira turma de doutorado em Bioética terá sua aula inaugural com o professor Miguel Kottow, professor chileno e um dos autores do livro “Bases Conceituais da Bioética”. Também no Iesc, a aula ocorre entre 11h e 12h.


18 de março

Conflitos de interesses na pesquisa científica

Nos dias 18 e 19 de março, o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ promove o seminário “Conflitos de interesses na pesquisa científica: a relação universidade/indústria farmacêutica em foco”. As atividades se iniciam na quinta-feira, às 14h. Logo em seguida, acontece a palestra “Conflitos de interesses na pesquisa científica”, ministrada pelo professor Miguel Kottow, da Universidade do Chile.

Na mesma tarde, ainda será realizada a mesa redonda “Conflito de interesses na pesquisa científica: como identificar e controlar”.  Sexta-feira, às 9h, a professora Maria Luisa Pfeiffer, da Universidade de Buenos Aires, apresenta a palestra “Ciência e consciência. Que interesses se devem considerar?”. E após a apresentação do resultado de pesquisas e a realização de um trabalho em grupo, à tarde, o seminário se encerra às 16h com a plenária “Construção de diretrizes para uma política de manejo de conflitos de interesse na universidade”. 

O encontro acontece no Auditório do Instituto de Saúde Coletiva, localizado na Praça Jorge Machado Moreira, próximo à Prefeitura, na Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone (21) 2598-9274 ou pelo e-mail ppgbios2010@gmail.com.


Até 18 de março

Inscrições para o XXIV Encontro de Angiologia do Rio de Janeiro

Estão abertas as inscrições para o XXIV Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ) e presidido por Manuel Julio Cota, o encontro ocorre entre os dias 18 e 20 de março, no Windsor Barra Hotel e Congressos.

O evento discute temas atuais da área, controvérsias e aplicabilidade clínica, visando à atualização científica de angiologistas e cirurgiões vasculares. Além de renomados convidados nacionais, participam os especialistas internacionais John Hallett, Linda Austin, Marc Bosiers, Mariano Ferreira e Stéphan Haulon.

Inscrições e mais informações pelo e-mail neidemiranda@sbacvrj.com.br ou pelos telefones (21) 2215-1919 e (21) 9534-8679.


19 de março

Diferentes tipo de violência

O Instituto de Psicologia da Uerj,com o objetivo de debater os resultados de suas pesquisas, realiza nos dias 19 e 20 de março o 3º Simpósio sobre o Mosaico da Violência. Sob coordenação da professora-doutora Maria do Carmo Cintra de Almeida Prado, as atividades ocorrem na sexta-feira (dia 19), das 8h às 18h30 e no sábado (dia 20), das 8h30 às 17h.

O simpósio abordará os seguintes temas: bullying, violência contra crianças e adolescentes, aspectos psicodinâmicos de agressores sexuais domésticos, falsas denúncias, entre outros.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de março, no site http://www.cepuerj.uerj.br ou na Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, bloco A, sala 1006, Maracanã, Rio de Janeiro. Mais informações pelo e-mail cepuerj@uerj.br e telefone (21) 2334-0639