• Edição 208
  • 11 de março de 2010

Cidade Universitária

Praia Vermelha é preparada para volta às aulas

Caroline Pavão - AgN/PV

Foto: Bárbara Bergamaschi Novaes
A poda das árvores é um dos preparativos para volta às aulas no campus da Praia Vermelha.
Reformas da biblioteca do CFCH estâo em andamento.

Os estudantes das unidades situadas na Praia Vermelha podem esperar por mudanças no campus com o início das aulas. A Prefeitura Universitária da UFRJ trabalha, desde janeiro, em obras de manutenção no local. As ações realizadas vão de reformas na rede de iluminação e manutenção dos jardins a mudanças no estacionamento e projetos de inclusão social.

Segundo Hélio de Mattos, prefeito da Cidade Universitária, a operação de maior importância da Praia Vermelha é a resolução dos problemas de infiltrações nas salas de aula. “De janeiro para cá nós tivemos vazamentos na cobertura da Praia Vermelha. Então, foram realizadas intervenções no Palácio Universitário visando minimizar as infiltrações que ocorreram devido às fortes chuvas de janeiro, fevereiro e março”, explica. O prefeito ressalta que essas intervenções irão minimizar o problema, mas que as infiltrações só irão, de fato, acabar com a finalização das obras em curso. Elas estão sendo realizadas em todo o Palácio Universitário, o que abrange a Escola de Comunicação, o Instituto de Economia, a Escola de Administração, Pedagogia, a Editora UFRJ e o Fórum de Ciência e Cultura.

Inclusão social

A Prefeitura Universitária está adaptando os banheiros da Escola de Serviço Social para cadeirantes. No dia 15, as reformas nos banheiros do prédio principal da Escola serão finalizadas. A Escola também recebeu melhorias nas salas de aulas, com a pintura em todas elas. Segundo Hélio de Mattos, essa era a unidade que mais necessitava de reformas.

O anexo do CFCH também recebeu atenção. Todo o sistema de refrigeração foi checado, assim como os banheiros. A partir do dia 14, as salas serão pintadas.

Os alunos, professores e funcionários do campus podem esperar por novidades também no estacionamento. A Prefeitura Universitária está cadastrando todos os usuários para impedir o uso de pessoas que não integram a comunidade. Márcia Affonso, coordenadora do campus da Praia Vermelha, explica que o local sofre um sério problema em relação aos espaços disponíveis. “A quantidade de vagas é insuficiente para o número de alunos e usuários que frequentam o campus. Nós temos um público alvo na Praia Vermelha de 12 mil pessoas, em geral. São cerca de 800 a 1500 carros e o estacionamento tem 300 vagas”, afirma.

Esse cadastro vai possibilitar a entrada no campus apenas daqueles posicionados a terem vagas. Márcia ressalta que isso já existia, mas que agora vai funcionar efetivamente. A prefeitura pretende demarcar as vagas antes do início do período letivo. Para esclarecer as novas regras, a prefeitura irá distribuir uma circular com informações e regras do estacionamento.