• Edição 078
  • 26 de abril de 2007

Agenda

27 de Abril - Conferência


A Conferência será iniciada às 10h30 com o tema “Instituir a desinstitucionalização: o papel das residências terapêuticas na Reforma brasileira”. Na parte da tarde serão abordados temas como “Desisntitucionalização: sobre os diferentes processos de trabalho” e “Residências Terapêuticas: experiências em curso no Rio de Janeiro”.

Simultaneamente haverá o lançamento dos Cadernos IPUB 22 - Desinstitucionalização. A experiência dos Serviços Residenciais Terapêuticos. O evento ocorre no Auditório Leme Lopes – IPUB/UFRJ, na parte da manhã e à tarde no Auditório Icema de Oliveira – IPUB/UFRJ.


9 de Maio - Dia Nacional de Prevenção às Doenças Alérgicas


O Serviço de Imunologia do HUFF comemora o Dia Nacional de Prevenção às Doenças Alérgicas, realizando atividades com pacientes e profissionais. Entre os temas tratados estarão a importância da fisioterapia e espirometria e o uso de dispositivos inalatórios. O encontro será dia 9 de maio, das 8h às 12h, sala 135 – 1° andar – HUCFF.


Até 20 de Junho – Inscrições para o Prêmio Magaldi


Até o dia 20 de Junho estarão abertas as inscrições para o Prêmio Magaldi, conferido bi-anualmente pela Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (SONESP) como incentivo à investigação nefrológica.

As inscrições devem ser feitas na sede da SONESP: Rua Machado Bittencourt, Nº 205 - conj. 53 - Vila Clementino, CEP 04044-000 - São Paulo – SP.

Mais informações: http://www.sbn.org.br/noticias/130407ii.htm


Até 20 de Agosto – Inscrições 5º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica

O 5º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do British Council e da Eletrobrás, está com as inscrições abertas até 20 de agosto.

O prêmio, destinado a bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), é atribuído em três categorias: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Um estudante de cada categoria receberá quantia em dinheiro equivalente a 12 meses de bolsas de iniciação científica, bolsa de mestrado e passagem e hospedagem para participação na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 8 a 13 de julho, em Belém (PA).

O vencedor na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias ganhará ainda uma viagem ao Reino Unido, patrocinada pelo British Council, para visitar centros de excelência em sua área do conhecimento.

Para mais informações clique aqui.


Até 30 de Maio – Inscrições para o curso de Intervenção Clínica na Dislexia

O Curso será ministrado pela doutora Simone Aparecida Capellini, fonoaudióloga, pós-doutoranda em Ciências Médicas pela FCM/Unicamp e docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências FFC/Unesp.

O curso aborda temas como o processamento cognitivo na leitura; os princípios da avaliação fonoaudiológica para a intervenção; programas de remediação fonológicas; programas de remediação com a leitura; programas de remediação metatextual; estratégias para o manejo de crianças com dislexia em sala de aula e orientações a professores e profissionais.

Local: Via Parque Offices Conference Center, subsolo. Avenida Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca, RJ. Inscrições até 30 de Maio pelo e-mail ou telefone:lexuseventos@oi.com.br ou (21) 9122-0353