• Edição 076
  • 05 de abril de 2007

Agenda

12 de abril - AMB e CFM debatem o futuro da saúde do Brasil em Brasília


Em 12 de abril, Brasília, Distrito Federal, recebe importantes lideranças médicas para debater o atual quadro da saúde e da medicina do País. O objetivo é apontar propostas de mudanças que possam viabilizar urgentemente uma melhor resolutividade para o sistema e uma assistência de mais qualidade aos cidadãos.

As diretorias da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) estarão reunidas, das 8h às 18h, no Hotel Grand Bittar. Na agenda de discussões, temas extremamente relevantes, como contingenciamento de recursos para a saúde, formação médica, abertura indiscriminada de faculdades de medicina, revalidação de diplomas de formados em Cuba e outros países, relação das empresas de planos de saúde com pacientes, médicos e demais prestadores de serviços, valorização do trabalho e regulamentação da profissão do médico.

Os presidentes da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral, e do Conselho Federal de Medicina, Edson de Oliveira Andrade, conduzirão os trabalhos, que ainda contemplarão debates sobre a implantação/consolidação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos no sistema suplementar de saúde e a atuação das entidades na área parlamentar, com vistas a sensibilizar deputados e senadores a aprovar projetos que sejam benéficos ao correto exercício da medicina e a um atendimento de excelência aos cidadãos.

Encontro deliberativo AMB/CFM

12 de abril, das 8h às 18h
Hotel Grand Bittar
SHS, Quadra S, Bloco A, Setor Hoteleiro

Agendamento de entrevistas e demais informações à imprensa
Acontece Comunicação e Notícias
(11) 3873.6083 / 3871.2331 / 3865.4657 / 3675.7683

 


12,13 e 14 de Abril - 32º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo


Os avanços da medicina no tratamento e prevenção da Diabetes Ocular será um dos temas debatidos no 32º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Center Convention, em Uberlândia, Minas Gerais. Será dado destaque a injeção intraocular de ANTI-VEGF, substância que inibe a progressão da doença.

O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), reunirá profissionais da área de retina e vítreo de todo o país e as maiores autoridades internacionais no assunto. “Será uma grande oportunidade para debater com os grandes especialistas no tratamento clínico e cirúrgico de doenças vítreo-retinianas” afirma o Jorge Mitre, presidente da SBRV, e diretor geral do HOSP – Hospital de Olhos de São Paulo.
Também serão abordados temas como a Degeneração Senil de Macula, Doenças Vasculares da Retina, Doenças Inflamatórias da Retina, Deslocamento da Retina, entre outros. A estimativa de público é de 900 a 1000 participantes.

Entre os palestrantes internacionais confirmados estão: Thomas Chu (clínico, cientista e cirurgião da Brown University); Jay Duker (Professor e Diretor da University School of Medicine, especializado em tratamentos de doenças como retinoplastia diabética), Victor Gonzáles (especialista em tratamentos para retina e vítreo de Massuchusetts Eye and Ear Infirmary) e Cynthia A. Toth (pioneira no desenvolvimento de tratamentos da Degeneração Senil de Macula).

Outras referências da medicina mundial, como Brooks W. McCuen (especialista em tratamentos de doenças surgidas na retina) e Peter Campochiaro (Professor de Oftalmologia e Neurociência de Wilmer Institute) também já confirmaram presença.

A Comissão Científica é composta, além do Dr. Jorge Mitre, pelos médicos Acácio Muralha Neto, André Marcelo Gomes, Arnaldo Pacheco Cialdini, Ayrton Roberto Ramos, Carlos Augusto Moreira Junior, Eduardo Cunha de Souza, Jacó Augusto Cardillo, Leiria de Andrade Neto, Márcio Bittar Nehemy, Maurício Maia, Marcos Pereira de Ávila, Michel Eid Farah, Paulo Henrique Morales, Roberto Abdala Moura e Walter Takahashi. 

Mais informações: (34) 3231-4500 ou pelo site:  www.retina2007.com.br

 


17 de maio – 9º Mostra Científica e Cultural


A Divisão de Enfermagem do HUCFF realiza em maio, durante a Semana de Enfermagem 2007, a sua 9ª Mostra Científica e Cultural. De 7h30 às 17 horas, serão apresentados pôsteres de trabalhos científicos, nas categorias Projeto, Relato de Experiência, Estudo de Caso, Relatório de Pesquisa, Dissertação e Tese.

As inscrições vão até 13 de Abril, e devem ser feitas no SERDES (5º andar - Sala 5 E 22)  ou no NEDEN ( 8º andar – Sala 8 E 04). Será cobrada uma taxa por trabalho inscrito, e os interessados têm que apresentar três cópias do resumo digitado, com aproximadamente 250 palavras, fonte times new roman, 12 e um disquete.

Cada relator tem direito a apresentar até dois trabalhos. E os resultados serão divulgados nos locais de inscrição, de 8 às 15 horas, no dia 3 de Maio.

Para outras informações:Telefones: (21) 2562-2687,  (21) 2562-2543 e (21) 2562.2648