• Edição 074
  • 29 de março de 2007

Agenda

9 a 11 de Abril - Comemoração dos 60 anos da Faculdade de Farmácia


Dos dias 9 à 11 de Abril a Faculdade de Farmácia da UFRJ realizará a Comemoração dos seus 60 anos e o I Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão.

No dia 9, ocorrerá a comemoração dos 60 anos da Faculdade. Às 14h ocorrerá a Solenidade de Abertura, às 15h a Conferência de Abertura que tratará da “Profissão Farmacêutica no Novo Milênio” e às 16h haverá um coquetel de confraternização.

No dia 10, às 9h30 acontecerá um Café Cultural e a apresentação de trabalhos técnicos científicos que irão até às 11h30. Das 14h às 16h ocorrerá uma Mesa Redonda de Ensino de Graduação sobre as "Perspectivas do Ensino Farmacêutico no Novo Milênio".

No dia 11, de 9h30 às 11h30 ocorrerá uma Mesa Redonda de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa sobre o tema da "Inserção da Pesquisa nas Ciências Farmacêuticas". Das 14 às 16h acontecerá uma outra Mesa Redonda de Extensão sobre o "Papel da Extensão no Ensino Farmacêutico".

Às 16h30 a Solenidade de Encerramento concluirá o evento.


02 e 16 de Abril - Defesas de Tese de Doutorado e Mestrado da Faculdade de Medicina da UFRJ


Doutorado

No dia 02/04/07, o Dr. Jorge Ricardo da Silva Machado, defenderá sua tese às 09h, no Serviço de Dermatologia – 5º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)

Título da Tese: “O perfil Th1/Th2 e a expressão do antígeno linfocitário cutâneo (CLA) nos pacientes com micose fungóide tratados com PUVA”.

Os orientadores são o Prof. Dr. Absalom Lima Filgueira  (UFRJ), a Profa. Dra. Adriana Bonomo (INCA) e Profa. Dra. Tullia Cuzzi (UFRJ). E a Banca Examinadora será composta pela Profa. Dra. Claudia de Alencar Santos Lage (UFRJ) , pelo Prof. Dr. José Marcos Telles da Cunha (UFRJ), pela Profa. Dra. Neide Kalil Gaspar (UFF), pela Profa. Dra. Mayra Carrijo Rochael (UFF) e pela Profa. Dra. Nurimar Conceição Fernandes (UFRJ).

Mestrado

No dia 16/04/2007, a Drª Fatima Pessanha Fagundes, defenderá sua tese se mestrado às 9h, no Serviço de Dermatologia – 5º andar do HUCFF.

Título da Tese: “Estudo epidemiológico clínico comparativo: Psoríase de início precoce e tardio”

Os orientadores são a Profa. Dra. Sueli Coelho da Silva Carneiro e o Prof. Dr. Absalom Lima Filgueira. A Banca Examinadora será composta pela Profa. Dra. Márcia Ramos-e-Silva (UFRJ), pela Profa.Dra. Maria Kátia Gomes (UFRJ) e pela Profa.Dra. Ryssia Álvares Florião (HGJ/MS).


12 de Abril - Comemoração do Dia da Obstetriz


O evento, da Programação dos 70 anos da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), será realizado no Pavilhão de Aulas da EEAN e debaterá os Temas Emergentes da Prática Profissional.

 

7 e 9 de Maio - Comemoração do Dia do Trabalho

No Pavilhão de Aulas da Escola de Enfermagem Anna Nery, ocorrerá a comemoração do Dia do Trabalho. Acontecerão debates sobre álcool, drogas, trabalho e saúde do trabalhador.


17 de maio - 9º Mostra Científica e Cultural


A Divisão de Enfermagem do HUCFF irá realizar em Maio, durante a Semana de Enfermagem 2007, a sua 9ª Mostra Científica e Cultural. De 7h30 às 17h, serão apresentados pôsters de trabalhos científicos, nas categorias Projeto, Relato de Experiência, Estudo de Caso, Relatório de Pesquisa, Dissertação e Tese.

As inscrições vão até 13 de Abril, e devem ser feitas no SERDES (5º andar - Sala 5 E 22)  ou no NEDEN ( 8º andar – Sala 8 E 04). Será cobrada uma taxa de R$ 15,00 por trabalho inscrito, e os interessados têm que apresentar três cópias do resumo digitado, com aproximadamente 250 palavras, fonte times new roman, 12 e 1 disquete.

Cada relator tem direito a apresentar até dois trabalhos. E os resultados serão divulgados nos locais de inscrição, de 8 às 15 horas, no dia 3 de Maio.

Para outras informações:
SERDES: 5º andar – Sala 5 E 22. Telefones: (21) 2562-2687 e (21) 2562-2543
NEDEN: 8º andar – Sala 8 E 04. Telefone: (21) 2562-2648


28 de Julho - Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica


No dia 28 de julho de 2007, será realizado o Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica. O mutirão, que está sendo organizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), visa reduzir as atuais filas de crianças à espera desse tipo de intervenção, existentes em muitos hospitais do país, especialmente os públicos.

De acordo com o presidente da CIPE, os médicos voluntários deverão realizar principalmente as cirurgias ambulatoriais – como de hérnias, fimose, hipospadia, testículos fora de lugar e retirada de cistos –, que dispensam a internação do paciente.

Os interessados em participar dessa iniciativa da CIPE – unidades hospitalares e profissionais – devem entrar em contato com a associação por meio dos telefones (11) 3814-6947 e 3032-8955 ou pelo e-mail cipe@uol.com.br.