• Edição 060
  • 1° de novembro de 2006

Cursos e Palestras

7 a 8 de novembro - V Encontro de Nutricionistas da Maternidade Escola

Nutrição Materno Infantil: Uma Visão Além do Convencional é o tema do V Encontro de Nutricionistas da Maternidade Escola da UFRJ, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Salão Nobre da instituição. A coordenação é da doutora Tereza Cristina C. D'Ambrosio Bessa, da Coordenação da Unidade de Alimentação e Nutrição da Maternidade Escola.

Inscrições no Setor Financeiro (R.das Laranjeiras, 180, Laranjeiras, RJ). Informações pelo e-mail tecadambrosio@gmail.com ou pelo telefone (21) 2285-7935, ramal 216.

 

 


10 e 11 de novembro - Expressividade e comunicação: O poder da fala no mundo contemporâneo

A professora Maria Fernanda Muniz Freire, fonoaudióloga da Faculdade de Odontologia da UFRJ ministra o curso Expressividade e comunicação nos dias 10 e 11 de Novembro das 9h às 17h, inclusive aos sábados.

O curso tem o objetivo de ativar o relacionamento pessoal e profissional pela comunicação, desenvolvendo postura e gesto, combatendo o embaraço e o medo de falar, como também aprimorar a voz e a dicção para obter sucesso com uma comunicação eficaz, respeitando seu estilo e características pessoais. Além de gerar recursos para uma comunicação eficiente e integrar o conhecimento com a vivência para domínio da fala e da expressão.

Mais informações pelos telefones 2287-0696 / 2247-6018


Até 10 de novembro - Curso de Extensão na área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica

O Serviço de Treinamento e Desenvolvimento do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) oferece o XXX Curso de Extensão na área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem maiores de 18 anos. As aulas são divididas em módulos teóricos e práticos, e terão início em 22 de novembro. Ao todo serão 78 vagas, e os aprovados na parte teórica serão encaminhados para estágio nas áreas de Enfermagem Clínica, Cirúrgica, Operatória, Enfermagem em Central de Material e Esterilização, em CTI, uma Inaloterapia e em Pronto Atendimento.

Os interessados podem se inscrever até 10 de Novembro, no Serviço de Treinamento e Desenvolvimento (sala 1 D 42, no 1º andar do Hospital) de segunda a sexta-feira, entre 7h e 15h. É necessário apresentar o original e cópia do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) atualizado, ou da franquia provisória. O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho fica na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255 / Cidade Universitária - Ilha do Fundão. Outras informações pelos telefones 2562-2228 e 2562-2370.


8  e 22 de novembro - II Curso de debates sobre Direito e Saúde

O Forum de Ciência e Cultura da UFRJ promove, durante sua programação de novembro, o Projeto Cultura e Saúde. Entre os eventos previstos está o II Curso de debates sobre Direito e Saúde, que procura discutir a atenção à saúde dentro do atual momento de transformações sociais e de ciências biológicas.

Dia 8 de novembro, os professores Cristina Loyola e Emerson Merhy, da Escola de Enfermagem (UFRJ) e LAPPIS (UERJ), respectivamente, discutem Os avanços científicos e prolongamento da vida – a questão social, ética e econômica dos dependentes de cuidados continuados. O dia 22 é dedicado ao tema Universidade, história e formação dos profissionais de saúde: são eles preparados para os desafios?, sobre o qual os professores João Ferreira, do Departamento de Psiquiatria do IPUB, e o professor José Gondra, da Faculdade de Educação da UERJ, são os convidados.

O II Curso de debates sobre Direito e Saúde é coordenado pela doutora Elizabeth Castro e ocorre às quartas-feiras, de 18 às 20h, no Salão Moniz Aragão.


9 e 16 de novembro - Encontros Científicos

Também no Forum de Ciência e Cultura acontece Encontros Científicos, nos quais serão abordados os prêmios Nobel de 2006. O coordenador científico, Moysés Nussenzveig, selecionou, para os dias 9 e 16, os prêmios de Fisiologia/Medicina e Química, que serão discutidos pelos professores Sérgio Verjovski-Almeida e Cláudio Masuda, respectivamente.

Os Encontros ocorrem às quintas-feiras, às 17h30, no Salão Pedro Calmon.