• Edição 052
  • 06 de setembro de 2006

Cursos e Palestras

Cursos do Centro Cultural do HUCFF

O Centro Cultural do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) oferece cursos de artesanato, desenho e pintura, violão e relaxamento. Cada aula dura duas horas, a primeira inicia às 9h e a última, 13h30.

Para mais informações sobre a divisão de turmas e inscrição, ligue para 2562-2610.

 

 


Programa de Estudos e Assistência ao uso indevido de drogas - PROJAD

O PROJAD e o Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) promovem o curso de extensão Álcool, Outras Drogas e Comorbidades: implicações clínicas, diagnóstico e tratamento. São cinco encontros de 8h cada um, aos sábados, mais ou menos de 15 em 15 dias, totalizando carga horária de 40h. Há um desconto de 30% para funcionários e alunos da UFRJ e para grupos de cinco ou mais pessoas. Instituições públicas ou privadas podem efetuar pagamento através de empenho por meio de convênio com Fundação Universitária José Bonifácio.

Informações pelos telefones  2295-5549 ou 2295-3449 , ramal 248 ou 226 ou pelo celular 9179-9777  (Danielle - PROJAD) . E-Mail: projad@ipub.ufrj.br


14 de setembro – Palestra: O sexo e a sua importância para o ser humano

Este é o título do curso promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, que faz parte das atividades programadas para o ciclo de palestras O ser humano e suas múltiplas facetas. Dia 14, a professora Munira Aiex Proença, do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFRJ, mestre em Tecnologia Educacional pelo NUTES/UFRJ e membro da Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro, ministra a palestra O sexo e a sua importância para o ser humano.

O Centro de Estudos do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) promove desde março o ciclo de palestras O ser humano e suas múltiplas facetas, com o apoio da Faculdade de Medicina e o patrocínio da Reitoria. Todas as quintas-feiras, temas relacionados ao homem e sua formação moral e ética são apresentados em palestras, ministradas por diferentes profissionais, desde médicos, advogados a filósofos, astrônomos, entre outros. Eliane Abad, coordenadora do Centro de Estudos diz que a idéia, porém gira em torno da reflexão sobre o tema proposto, ampliando a visão sobre o homem, em busca de uma possível transformação na sociedade.

Vale lembrar que o ciclo está aberto a qualquer interessado e as palestras são de 11 às 12h, no Anfiteatro Nobre do IPPMG/UFRJ.


14 e 21 de setembro – Ciclo Metodologia Qualitativa

O Grupo de Estudos em Aprendizagem e Cognição continua em setembro com o ciclo de palestras Metodologia Qualitativa. No dia 14, interessados na área de saúde podem gratuitamente assistir Como definir o foco da análise? e, dia 21, Como ler e anotar o material de análise?. O formato utilizado é o de seminários, onde os participantes discutirão textos previamente indicados, buscando transferir os conteúdos da leitura para a prática da atividade de pesquisa. As palestras são realizadas no Centro de Ciências e Saúde da UFRJ (CCS), na sala da NUTES, de 9h às 10h.

Mais informações mpeixoto@nutes.ufrj.br

 


15 de setembro –  Simpósio Síndrome Alcoólica Fetal

O Instituto de Neurologia Deolindo Couto/UFRJ e a Maternidade Escola/UFRJ realizam o simpósio Síndrome Alcóolica Fetal - SAF, como parte das atividades acadêmicas de extensão do Centro de Ensino, Pesquisa e Referência de Extensão e Adictologia (CEPRAL) da Universidade.

O evento, cujo tema versará sobre álcool e outras drogas, acontece a partir das 8h do dia 15 de Setembro, no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ - Av. Pasteur, 250, (Campus Praia Vermelha). A coordenação é do professor José Mauro Braz de Lima - INDC/UFRJ e participação da doutora Ann Streissguth, da Universidade de Washington, considerada uma das maiores autoridades no assunto.

Os interessados devem ligar para os telefones 2247-0735 e 2247-0867 ou passar e-mail velgereventos@terra.com.br. Outras informações pelo número 2295-9794 ou pelo endereço josemauro@indc.ufrj.br.


16 de setembro - Curso de Psiquiatria Forense no IPUB

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) oferece entre os dias 16 de setembro e 16 de dezembro curso de atualização em psiquiatria forense: a parte da Medicina Legal que relaciona psiquiatria com questões jurídicas.

O objetivo é atualizar o profissional de saúde mental sobre os recursos da clínica, do tratamento e sobre legislação, preparando o profissional para a elaboração de perícias e laudos Psiquiátrico-Forenses.

O prazo para as inscrições termina no dia 11 de setembro. Mais informações pelo telefone (21) 2295 5549 / 3449 ramal 226 e (21) 8183-2947.


15 de setembro - Subtipos do transtorno de pânico


O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) oferece no dia 15 de setembro palestra sobre Transtornos de Pânico (TP). A doença é caracterizada pela presença de ataques súbitos de ansiedade, acompanhados de sintomas físicos e afetivos. Trata-se de um problema de saúde pública que afeta, principalmente, pessoas entre trinta e quarenta anos.

A palestra faz parte da programação do Centro de Estudo, coordenada pelo professor Elie Cheniaux. O encontro começa as 10h30 no Auditório Leme Lopes, IPUB e a entrada é franca.

Mais informação no site: http://www.ipub.ufrj.br/centro_estudos.htm