• Edição 049
  • 17 de agosto de 2006

Cursos e Palestras

17 de agosto - Minicurso sobre Consumo & Saúde

O Laboratório de Consumo e Saúde da UFRJ e o Grupo PET - Farmácia/Saúde Pública oferecem o minicurso Trangênicos Diets - Baby Food nos dias 17 de 24 de agosto (12h às 13h) e no dia 22 das 16h às 17h30. Os minicursos acontecem no auditório A2 - 55 do CCS, na Ilha do Fundão. As inscrições podem ser feitas através do e-mail labconss@ufrj.br ou na sala A2 - 38.


17 de agosto - Metodologia qualitativa

O Grupo de Estudos em Aprendizagem e Cognição realiza um seminário em Metodologia qualitativa - O que é um dado qualitativo?

A proposta é que os participantes discutam textos previamente selecionados buscando transferir os conteúdos para prática de suas atividades/demandas de pesquisa. Informações: mpeixoto@nutes.ufrj.br

 

 

 


19 de agosto - Curso de Microbiologia e Segurança de alimentos

O Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes oferece o curso de Microbiologia e segurança de alimentos nos dias 19 e 26. Coordenado pelo professor Marco Antônio Lemos Miguel, o curso vai mostrar a origem e estabelecimento da microbiota de alimentos cárneos, lácteos e vegetais, bem como os pontos críticos da linha de produção e as medidas preventivas a serem adotadas. As aulas práticas abordam técnicas bacteriológicas e físico-químicas utilizadas no controle e monitoramento de alimentos.

Outras informações no site: http://www.microbiologia.ufrj.br/index_cursos.htm e pelos telefones: 2562.6736 com Sra. Valéria ou pelo emails: ceem@micro.ufrj.br ou cem@micro.ufrj.br


19 de Agosto - III Seminário UFRJMAR

O Núcleo Interdisciplinar UFRJ-mar comemora seus quatro anos de existência com o III Seminário, onde se inicia uma série de atividades acadêmicas, com apresentação dos resultados obtidos durante o período. O evento será realizado nos dias 19, 20 (das 9 às 18h) e 26 (10 às 12h) de agosto na sede do Núcleo localizada no Hangar na Ponta do Catalão, na Ilha do Fundão. Serão apresentações orais, seguidos de debates e mostra de painéis. No dia 26, haverá uma plenária para discutir o projeto de institucionalização e o planejamento das atividades para os próximos doze meses. A participação dos bolsistas é obrigatória. Informações no site www.ufrjmar.ufrj.br


21 de Agosto - Departamento de Anatomia do CCS convida para palestras

Ocorrem nos dias 21 e 22 de agosto, às 12h, as palestras, Role of Wnt-signaling in adult neurogenesis, com o Dr. Dieter Chinchung Lie, do Institute for Developmental Genetics, GSF-National Research Center for Environment and Health de Munique, Alemanha, e Human embryonic stem cells: Animal contaminants and modeling for human diversity, com a Dra. Maria Carolina N. Marchetto, do The Salt Lake Institute de La Jolla, Califórnia.

As apresentações ocorrem no Auditório do Bloco F, Sala F1-02 do CCS.


22 de agosto - Curso sobre Fundamentos da medicina Clínica Ortomolecular

O Programa de Pós-graduação de Clínica Médica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) está oferecendo 25 vagas para o curso sobre Fundamentos de Medicina Clínica Molecular. O curso será realizado entre os dias 22 de agosto e 30 de novembro e tem carga horária semanal de 4 horas, sempre às terças e quintas, das 13h30 às 15h30.

Com o objetivo de capacitar os alunos nos mais avançados conhecimentos e abordagens moleculares, teóricas e práticas, para o entendimento da fisiopatologia de doenças, o diagnóstico laboratorial, o estabelecimento de prognóstico e o subsídio à conduta clínica, o curso é coordenado pelo professor Edson Rondinelli. Visa também estimular a interação entre a pesquisa básica e a prática e/ou pesquisa clínica. Informações adicionais pelo e-mail edrondin@biof.ufrj.br


25 de Agosto - Células Tronco nas Doenças Hepáticas

A Comissão de Pesquisa em Terapia Celular do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho convida para o seminário Células Tronco nas Doenças Hepáticas, que acontecerá no dia 25 de Agosto.

A palestra será apresentada pelo professor Guilherme Ferreira da Motta Rezende e acontece no auditório Halley Pacheco de Oliveira (8º andar do HUCFF), das 11h às 12h.


25 de agosto - Simpósio Como eu Trato

O Departamento de Psiquiatria do Centro Médico de Ribeirão Preto convida para o simpósio Como Eu Trato, que acontece nos dias 25 e 26 de agosto, no teatro da faculdade COC, em Ribeirão Preto, São Paulo. O evento comemora os 10 anos de simpósios promovidos por essa federada. Para mais informações e inscrições ligue para (16) 3941-4960 ou mande um email para ethica@ethicaeventos.com.


28 de agosto - Curso Fundamentos de métodos em imunologia aplicados à pesquisa e ao diagnóstico clínico


Este é o curso aplicado pelos professores Maria Bellio Walter Oelemann, Luciana Arruda, Alberto Nóbrega, Elvira Saraiva, José Mauro Peralta, do Departamento de Imunologia do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, e Zilton Vasconcelos do Instituto Fernandes Figueiras, Fiocruz.

O curso, que acontece no período de 28 de agosto a 15 de setembro, visa fornecer embasamento teórico, assim como atualização, sobre os principais métodos e tecnologias empregados em pesquisa em diagnósticos clínicos. Serão abordados os princípios básicos das principais técnicas imunológicas que visam a detecção de antígenos e anticorpos e são empregadas em pesquisa e no diagnóstico de diferentes doenças infecto-contagiosas e oncológicas.

Outras informações: http://www.microbiologia.ufrj.br/index_cursos.htm e pelos telefones: 2562.6736 com Valéria ou pelos e- mails: ceem@micro.ufrj.br ou cem@micro.ufrj.br