Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 089
12 de julho de 2007

Agendas

Pesquisa de audiometria recruta voluntários

O Setor de Audiometria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ, está recrutando voluntários para pesquisa sobre perda de audição causa pelo cigarro. É necessário ser do sexo masculino, ter entre 18 e 40 anos, fumar há pelo menos cinco anos, não ter problemas de audição e não trabalhar em locais com ruído excessivo.

Os interessados devem procurar a Dra. Daniela Oliveira no Setor de Audiometria, no 3º andar do HUCFF ou no telefone 8647-7007. Os exames, que devem ser marcados com antecedências, são realizados às quartas, das 10h30min às 16h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h30min.


Tratamento periodontal gratuito na Faculdade de Odontologia

A Faculdade de Odontologia da UFRJ está selecionando jovens entre 18 e 35 anos que apresentem dentes amolecidos e sangramento na gengiva para tratamento gratuito. Os interessados devem procurar a Clínica de Periodontia, no 2º andar da Faculdade de Odontologia, no prédio anexo ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no campus do Fundão. Durante os meses de julho e agosto, os pacientes passarão por uma triagem.

O atendimento é realizado às segundas, das 13h30min às 16h; às quartas, das 8h30min às 12h e às sextas-feiras, das 8h30min às 16h. Dúvidas são esclarecidas pelo Dr. Vitor Varela, pelo telefone 9602-9150 ou no e-mail varelacd@terra.com.br, ou pela Arlene, que pode ser encontrada nos telefones 2562-2035, 2562-2049 e 2562-2039.


16 de julho - Morfologia de Crustáceos

O Ciclo de Palestras do Programa Avançado de Neurociências 2007, promovido pelo Instituto de Ciências Biológicas, realiza no dia 16 de julho, às 12h, a palestra Crustáceos: o que eles podem nos ensinar ao serem usados como modelo em Neurobiologia.

A professora convidada é Silvana Allodi, pós-doutora pela Rice University, de Houston, Texas e doutora em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Silvana coordena a pesquisa sobre Morfologia de Crustáceos no Laboratório de Neurohistologia e Ultraestrutura, do ICB.

O ciclo de palestras ocorre às segundas-feiras, no auditório do Departamento de Anatomia, bloco F do Centro de Ciências da Saúde, no campus do Fundão.


16 de julho - Visita à Imunologia

O Hospital Pró-Cardíaco oferece uma visita à imunologia, guiada pelo professor Nelson Vaz, que acontece entre os dias 16 e 20 de julho, das 17 às 19h. A visita propõe a explanação de temas como o estado da arte na Imunologia, o emergir da imunopatologia, entre outros.

O público alvo do evento são médicos, estudantes de medicina e profissionais da saúde com áreas afins à imunologia. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (21) 2131-1444 ou pelo site www.procardiaco.com.br


19 de julho - Lançamento de Livro

O livro Atlas de Anatomia Cirúrgica dos Nervos Periféricos, de autoria dos professores Maurício Moscovici e Flávio Freikel, do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC / UFRJ) será lançado no dia 19 de julho, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, que fica no Palácio Universitário da Praia Vermelha, à av. Pasteur 250, Urca.

O evento inicia-se às 20h, com a apresentação do “Atlas” seguido por um recital de piano oferecido pelo professor Mirto Prandini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


20 de julho - Treinamento em Fisioterapia

As inscrições para o Programa de Treinamento Profissional em Fisioterapia, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, estão abertas até o dia 20 de julho. Com organização do Serviço de Fisioterapia e da Coordenação de Atividades Educacionais (CAE), o curso não cobra taxa de inscrição. Mais informações no telefone 2562-6027.


30 e 31 de julho - I Simpósio de Oncobiologia

O Centro de Ciências da Saúde da UFRJ sedia, nos dias 30 e 31 de julho, o I Simpósio de Oncobiologia do Rio de Janeiro. Iniciativa do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM–UFRJ), o evento acontece no auditório do Departamento de Anatomia, no primeiro andar do bloco F, e tem sua mesa de abertura composta pelos professores Marcos Moraes, coordenador do Programa de Oncobiologia, Roberto Lent, diretor do Instituto de Ciências Biológicas, e a professora Vivian Rumjanek.

O primeiro dia do evento conta com uma conferência e um mini-curso sobre a célula leucêmica, ministrado pela pesquisadora convidada Jean Y. J. Wang, pós-doutora em bioquímica pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ainda no primeiro dia, os alunos apresentam seus trabalhos na sessão de pôsteres – que têm formato livre e podem ser enviados até o dia 15 de julho para o email simposio_oncobiologia@yahoo.com.br

Já no segundo dia de atividades, acontecem palestras de diversos pesquisadores: Adalberto Vieyra, Vivaldo Moura Neto, Lina Zingali, Claudia Galo, Mônica Lomeli, Januário Bispo Cabral, Sandra König, Tatiana Sampaio, Eleonora Kurtenbach, Denise Pires Carvalho, entre outros, coordenados pela professora Helena Borges.


Anteriores