• Edição 086
  • 21 de junho de 2007

Agenda

Tratamento de transtorno bipolar

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) está com inscrições abertas para o tratamento de pessoas que sofrem de transtorno de humor bipolar. Os interessados devem procurar o ambulatório do Instituto que fica na av. Venceslau Brás, 71, no campus da Praia Vermelha.

O atendimento é gratuito e acontece às terças e quartas-feiras, após as 13h.

 


21 de junho – VI Congresso Paulista de Neurologia

De 21 a 23 de junho de 2007, a Associação Paulista de Medicina, em parceria com a Associação Paulista de Neurologia, promove o VI Congresso Paulista de Neurologia, na cidade do Guarujá, litoral de São Paulo. Para dar início à programação, cursos pré-congresso debaterão os tratamentos, com eficácia comprovada cientificamente, de patologias freqüentes, como cefaléia, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, epilepsia, demências, entre outras.

O VI Congresso Paulista de Neurologia tem como prioridade a integração dos profissionais de saúde envolvidos na especialidade, em neurocirurgia e neurociências, bem como fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas e treinadores físicos, enfatizando o aspecto multidisciplinar. Para isso, o evento conta com a participação de especialistas do estado de São Paulo, que traçarão um panorama de sua prática, promovendo a troca de experiências entre os participantes.

O congresso acontecerá no Casa Grande Hotel Resort & Spa, Av. Miguel Stefano, 1001
Enseada – Guarujá SP.

Para mais informações, entre em contato através dos telefones : (11) 3188-4252/4334/4359, pelo e-mail eventos@apm.org.br ou ainda pelo site www.apm.org.br/neurologia.


22 de junho - Sessão do Centro de Estudos do IPUB

No dia 22 de junho, sexta-feira, o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro convida para mais uma Sessão do Centro de Estudos. Para debater “A tomografia computadorizada por emissão de fóton único (SPECT) no alcoolismo” o convidado é Osvaldo Saide, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A Sessão acontece no Auditório Leme Lopes e começa às 10h30. O Instituto de Psiquiatria da UFRJ fica na Avenida Venceslau Brás 71, Fundos - Campus da Praia Vermelha

 


22 de junho - X Seminário de Células Tronco

A Comissão de Pesquisa em Terapia Celular (CPTC) informa que no dia 22 de junho, às 11h30 , acontece o X Seminário de Células Tronco do Programa de Terapia Celular – PROTECEL, com o tema Resultados Preliminares da Terapia com Células Tronco na Cardiopatia Chagásica Crônica do HUCFF/UFRJ.

A palestra será ministrada pelo Doutor Roberto Coury Pedrosa, médico do Serviço de Cardiologia do HUCFF, Membro da Comissão de Terapia Celular do HUCFF e Membro do PROTECEL.

O evento será realizado no Auditório Halley Pacheco, 8° andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que fica na Av. Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255 - Cidade Universitária.


27 de Junho – Forum vai ao Fundão

O Projeto Forum em Cena, apresenta, dia 27, às 21h, no Alojamento dos Estudantes - Ilha do Fundão a peça La Chunga, de Mario Vargas Llosa, com o grupo Tombola de pesquisas teatrais. A direção é de Rodrigo Garcia e realização: Curso de Direção Teatral - ECO, Escola de Belas Artes – EBA e Forum de Ciência e Cultura/UFRJ

A entrada é Franca.


29 de Junho - Atualização em Medicina Intensiva

O Hospital Barra D'Or abre as pré-inscrições para o ciclo de palestras de Atualização em Medicina Intensiva que acontece dia 29 de junho, com foco em Trauma e Neurointensivismo, para médicos e estudantes de medicina. O evento será realizado das 8h às 17h, no Auditório do Barra D'Or, à Avenida Ayrton Senna, 2.541, Barra da Tijuca. As pré-inscrições para as 120 vagas podem ser feitas até o dia do evento, pelo site www.barrador.com.br ou diretamente no departamento de Marketing do hospital.

As palestras contam com a presença de especialistas de diversas entidades, que irão ministrar sobre abordagens relacionadas a trauma e neurointensivismo. Além disso, todas as palestras serão comentadas por profissionais do Barra D'Or.

Para mais informações, acesse www.barrador.com.br ou entre em contato com o departamento de marketing do hospital pelo telefone: (21) 2430 3600 - ramal: 4107/3639.


29 de junho – Sessão do Centro de Estudos do IPUB

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ promove no dia 29 de junho, às 10:30 horas, mais uma Sessão do Centro de Estudos. Dessa vez, o tema é: “O tratamento farmacológico do transtorno obsessivo-compulsivo, com o professor Leonardo Fontenelle, da UFRJ. O evento ocorre no auditório Leme Lopes.

O Centro de Estudos é coordenado pelo professor Elie Cheniaux e presidido pelo professor Marcio Versiani. O Instituto de Psiquiatria da UFRJ fica na avenida Venceslau Brás, nº 71, Fundos - Campus da Praia Vermelha.