Cidade Universitária
25.05.2006

Obras
Novo muro trará mais segurança ao Observatório do Valongo

 

A observação do céu e o estudo da Astronomia no Rio de Janeiro a partir de agora serão feitos com mais segurança. Um novo muro nos fundos do Observatório do Valongo, em fase final de construção, é quem garantirá mais tranqüilidade a pesquisadores, alunos, funcionários e simples observadores.

Iniciada em dezembro passado, a obra tornou-se necessária após vários conflitos entre traficantes do Morro da Conceição e de morros adjacentes, na zona portuária do Rio. Os fundos do Valongo já eram utilizados como rota de fuga de marginais, e a fragilidade do antigo muro facilitava pequenos furtos ao patrimônio do Observatório. Diante da situação, a UFRJ, após solicitação das polícias militar e federal, decidiu pela construção do novo muro, na Rua Jogo da Bola.

A obra será entregue até o final de maio e está sob a responsabilidade da Subprefeitura do Centro da Cidade. O muro, com 140 metros de extensão e altura média de três metros, é erguido com blocos de concreto. Foi necessária a construção de novos alicerces e colunas de sustentação.

O antigo Observatório da Escola Politécnica foi criado em 1881 e situava-se, inicialmente, no Morro de Santo Antônio. Em 1921, antes do desmonte do Morro de Santo Antônio, foi transferido para a Chácara do Valongo, no Morro da Conceição e reinaugurado em 1924 como Observatório do Valongo, na sua localização atual. Incorporado à UFRJ após a Reforma Universitária de 1968, com a criação do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – CCMN, o Observatório do Valongo passou a ser a sede do Departamento de Astronomia e vem fornecendo, desde então, infra-estrutura para o desenvolvimento de suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Entre 1997 e 2000 foi reformado com recursos da Fundação Universitária José Bonifácio.
.

 

Notícias anteriores:

• 18/05/2006 - Muda o perfil das ocorrências registradas no Fundão
• 11/05/2006 - Prefeitura coordena fiscalização das obras na cobertura dos ateliês da EBA
• 04/05/2006 - Verde