Cidade Universitária
04.05.2006

Verde
Convênio com CENPES garante novas instalações para o Horto

 

Os tapumes de ferro que começaram a encobrir a cerca do Horto da Prefeitura Universitária têm despertado grande curiosidade de quem passa pelas proximidades. Na realidade os tapumes estão protegendo as instalações do Horto que em breve passarão por uma significativa modernização, graças a uma parceria entre a UFRJ e a Petrobras plantada no início das obras do novo prédio do CENPES, na Ilha do Fundão.

O primeiro passo desta parceria é a instalação de 685 metros de grades em todo o perímetro do Horto, no mesmo padrão utilizado no CCMN, prevista para ser concluída até o final de maio, garantindo o fechamento definitivo do local. Só assim estufas, canteiros de mudas, e árvores frutíferas estarão preservados de roubos e depredações que ocorrem após o expediente e nos fins de semana, feitos por pessoas que utilizam a Ilha do Fundão como área de lazer. O novo Horto surgirá dos tapumes com uma área ampliada dos atuais 12.469 m² para 16.000 m².

A parceria prevê a ocupação temporária de uma área de cerca de 5.600 m² onde a Petrobras desenvolverá pesquisas com o objetivo de produzir mudas, de qualidade e baixo custo, de espécies adequadas aos ecossistemas da Ilha do Fundão que serão utilizadas no replantio e reflorestamento de áreas degradadas além das que foram utilizadas durante as obras das novas instalações do CENPES. Ao final do convênio, a área será desocupada e as instalações passarão ao Horto da UFRJ.

A principal novidade é o sistema de irrigação, que abastecerá todas as instalações do Horto. Hoje a irrigação é feita precariamente, já que a água que chega até lá vem da caixa que abastece a sede da Prefeitura, do outro lado da via, de forma improvisada. Entre as melhorias previstas estão a instalação de nova estufa, orquidário, horta comunitária, duas salas para atividades acadêmicas, pavimentação interna e do entorno, iluminação, almoxarifado, guaritas, banheiros, e área de convivência.

Criado em 1989, o Horto da Prefeitura da UFRJ é resultado do trabalho desenvolvido pelo antigo Serviço de Paisagismo da Prefeitura Universitária, com o objetivo de viabilizar o "Projeto de Arborização do Campus da UFRJ". Consolidou-se como um centro de referência de tratamento paisagístico, arborização de espaços vazios e manutenção de áreas já tratadas da Universidade. Suas principais atividades são: produzir mudas dos ecossistemas de Restinga, mangue e Mata Atlântica; recuperar as áreas degradadas do Campus da Ilha do Fundão, inclusive com a reintrodução das espécies nativas e ameaçadas de extinção; revegetar, preservar e conservar o Parque da Mata Atlântica da UFRJ (antiga Ilha do Catalão); implantar novos Projetos Paisagísticos na Ilha do Fundão; incentivar a utilização de espécies ornamentais nativas dos três ecossistemas no paisagismo e na arborização do Campus do Fundão; promover intercâmbio de conhecimentos; divulgar manifestações culturais e interdisciplinares; promover integração com o ensino público e particular; promover exposições e amostras; realizar projetos de consultoria.

Hoje o Horto tem se dedicado integralmente a produção de mudas ornamentais, cerca de 6 mil/mês, utilizadas na revitalização dos canteiros centrais das principais avenidas da Ilha do Fundão. Éricas, grama de amendoim, pingos de ouro, quaresmeiras rasteiras e periquitas são as mais cultivadas. A produção de árvores está parada, uma vez que existe um quantitativo significativo de mudas crescidas esperando o replantio.

 

Notícias anteriores:

• 27/04/2006 - Trânsito
• 20/04/2006 - Desvio na Avenida Jequitibá
• 13/04/2006 - Prefeitura realiza obra no Pamplonão