Cidade Universitária
27.04.2006

Trânsito
Avenida Paulo Rocco será reaberta ao tráfego

 

Até o final de maio a Avenida Professor Rodolpho Paulo Rocco, entre o Hospital Universitário e o CCS, na Ilha do Fundão, será reaberta ao tráfego. A medida, proposta pela Reitoria e aprovada pelo Conselho Superior de Coordenação Executiva – CSCE tem como objetivo atender às novas demandas de tráfego geradas pelo fechamento noturno dos acessos dois e três da Cidade Universitária. Atualmente os motoristas utilizam a Avenida 32, nos fundos da Fundação BioRio, para acessarem a saída ao lado do IPPMG (acesso1). Esta via, no entanto, tem preocupado os usuários, pois em boa parte de sua extensão não possui iluminação pública. A medida além de dar maior segurança à comunidade da UFRJ irá reduzir o trajeto entre as vias principais e o acesso um.

Para reabertura ao tráfego de veículos, a Avenida Paulo Rocco – há mais de cinco anos interditada – e o entorno do HU estão passando por intervenções paisagísticas e de revitalização. Em uma primeira etapa foram podadas as árvores da via e do estacionamento do CCS, permitindo que a iluminação cubra toda área, e melhore a visibilidade. A segunda etapa, em andamento, consiste na revisão de todo o sistema de iluminação, com substituição de postes e luminárias, levando-se em conta as necessidades dos pedestres.

Por fim serão feitas intervenções de caráter técnico na pista, que reduzirão a velocidade dos veículos e ao mesmo tempo vão garantir a travessia do público, sem a necessidade de sinais luminosos. Serão construídas duas plataformas (speed table) que cortarão a avenida em frente ao HU e a entrada lateral do CCS. Estas plataformas assemelham-se a calçadas largas e terão a altura do passeio lateral. Desta forma, os veículos serão obrigados a reduzir a velocidade para transpor este obstáculo. Já os pedestres não precisarão descer e subir meio-fios para cruzarem a avenida, pois as plataformas serão uma continuidade das calçadas, facilitando, inclusive, o trânsito de deficientes e usuários do Hospital. Quanto às pistas, pouco será feito, uma vez que a interdição garantiu sua conservação.

Serão construídos, ainda, nichos para pontos de ônibus, estacionamento de táxis e paradas para ambulâncias e carros transportando pacientes, reduzindo boa parte do estacionamento irregular no entorno do CCS e HUCFF. O projeto de reabertura da Avenida Paulo Rocco – piloto para revitalização de outras vias da Cidade Universitária – foi elaborado por técnicos da Prefeitura da UFRJ que também está encarregada de executar as obras.

 

Notícias anteriores:

• 20/04/2006 - Desvio na Avenida Jequitibá
• 13/04/2006 - Prefeitura realiza obra no Pamplonão
• 06/04/2006 - Estudante de medicina da UFRJ está desaparecido